3 investimentos que você tem que fazer para lucrar mais no segundo semestre

O InfoMoney conversou com o assessor de investimentos Rafael Pavan para saber quais são as melhores aplicações nesse momento

Leonardo Pires Uller

Publicidade

SÃO PAULO – O primeiro semestre foi um prato cheio para o investidor brasileiro em diversas frentes. O mercado de ações registrou alta, puxado principalmente pelos desdobramentos políticos em Brasília, enquanto as taxas de juros na renda fixa caíram e trouxeram bastante lucro para muitas pessoas.

No entanto, onde investir nesse semestre para buscar mais lucro? O InfoMoney conversou com Rafael Pavan, sócio da RP Capital Investimentos, para saber as tendências para o segundo semestre desse ano. Rafael comenta que a grande tendência esperada pelo mercado é uma queda na taxa básica de juros, o que reduziria as taxas da renda fixa, consequentemente. Assim, ele indica três investimentos obrigatórios para fazer nesse semestre e lucrar.

1 – Títulos públicos prefixados
Rafael afirma que esses títulos são uma opção bastante segura para o investidor, com baixo valor de entrada e que podem gerar lucro no semestre. O Tesouro Direto, programa de compra e venda de títulos públicos do governo federal, requer um investimento mínimo de apenas R$ 30,00 e é garantido pelo governo, que, em tese, é o melhor credor que há no país.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

No entanto, mesmo que seja possível vender títulos prefixados ou atrelados ao IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) antes de seu vencimento, o investidor precisa ficar atento, pois caso os juros subam depois da compra, ele pode acabar perdendo dinheiro. Todavia, em um cenário de queda de juros, pode ser uma excelente aplicação, como já se provou ser no primeiro semestre do ano.

2 – CDB prefixado
Mesmo que não contem com a liquidez diária, como é o caso do Tesouro Direto, os CDB (Certificados de Depósito Bancário) também são um bom investimento nesse momento. Com as quedas de juros, “travar” uma rentabilidade mais alta, pode ser uma opção bastante viável e interessante. Atualmente, é possível encontrar títulos que rendam até cerca de 14% ao ano e as taxas não vão continuar nesse patamar por muito tempo, acredita Rafael.

3 – Fundos Multimercados
“Em momentos de queda nas taxas de juros, os fundos multimercados são ótimas opções para se aproveitar com mais rentabilidade”, afirma o assessor de investimentos. “É importante, no entanto, escolher um bom fundo de investimentos, que tenha uma boa gestão. A ajuda de um assessor nesse momento de escolha do fundo pode ser crucial para que o investidor não acabe tomando uma decisão ruim”, relata. Ele afirma que é preciso filtrar as opções e que essa provável queda nos juros faz com que seja mais importante começar a tomar mais riscos na hora de investir.