Veja a maneira mais simples para ficar rico, de acordo com um clássico de 90 anos

Livro ensina há quase cem anos o caminho para a riqueza

Leonardo Pires Uller

Publicidade

SÃO PAULO – Ficar rico é surpreendentemente simples e tudo começa com um básico conceito, de acordo com a colunista do site Business Insider Kathleen Elkins, pague você mesmo em primeiro lugar.

Isso é o que o autor clássico George S. Clason escreve em seu clássico de 1926, “O Homem Mais Rico da Babilônia”, uma coleção de parábolas da cidade mais rica da antiguidade clássica: Babilônia.

A primeira parábola é sobre Arkad, filho de um simples mercador, com uma grande família e sem esperanças de receber herança, que acaba se tornando o homem mais rico da cidade, graças à sabedoria que procurou de um rico agiota chamado Algamish.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Um dia, um grupo de amigos de Arkad consultou ele. Eles perguntaram como ele tinha ficado tão rico e como poderiam fazer o mesmo. Arkad disse o que ouviu de Algamish: essencialmente, poupe dinheiro antes de gastá-lo, ao invés de poupar o que sobra.

“Digam para vocês mesmos, ‘uma parte de tudo que eu ganhar é minha para manter’”, ele explica para seus amigos. “Diga quando acordar. Diga pela tarde. Diga à noite. Diga cada hora do dia. Diga para você mesmo até que as palavras vão aparecer como letras em chamas no céu”.

Mais especificamente, ele afirma para investir ao menos 10% das receitas. “Deixe o quanto julgar sábio, mas que não seja menos que um décimo. Organize suas despesas se for necessário. Mas deixe essa parcela primeiro. Logo você vai perceber o rico sentimento que é ter um tesouro apenas seu”, afirma.

Continua depois da publicidade

Após ter o hábito de poupar todo mês, o próximo passo é colocar esse dinheiro para trabalhar. “Aprenda a colocar seu dinheiro para trabalhar para você. Torne-o seu escravo. Faça os filhos do seu dinheiro e os filhos dele trabalharem para você… Invista o tesouro com a maior cautela para não perde-lo”, atesta.