Os melhores investimentos para você ganhar com o maior nível de juros em 9 anos

Os títulos prefixados estão com um prêmio muito bom neste momento, principalmente aqueles com vencimento a partir de julho de 2017”, diz Bruno Saads, da XP

Diego Lazzaris Borges

Publicidade

SÃO PAULO – O Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central) decidiu elevar a Selic (Taxa Básica de Juro) em 0,5 ponto percentual, para 13,75% ao ano, na reunião que terminou na última quarta-feira (3), o maior nível desde agosto de 2006. Com isso, as aplicações de renda fixa cujo retorno é balizado pela taxa básica de juro ficam ainda mais atrativas.

Você tem dúvidas sobre como organizar suas finanças? Quer investir melhor? Cadastre-se gratuitamente no Ganhe Mais e tenha acesso a uma rede de centenas de planejadores financeiros certificados e capacitados 

Na opinião da equipe de renda fixa da XP investimentos, os investidores que têm mais recursos (acima de R$ 100 mil) e podem diversificar bastante a carteira, devem priorizar neste momento os investimentos com taxas prefixadas. Isso porque a tendência é que os juros subam mais um pouco este ano e se estabilizem até que voltem a cair a partir do próximo ano. “Os títulos prefixados estão com um prêmio muito bom neste momento, principalmente aqueles com vencimento a partir de julho de 2017”, diz Bruno Saads, responsável pela área de produtos de renda fixa da XP Investimentos. “Para clientes com perfil agressivo, nossa equipe de alocação sugere exposição de até 10% em NTN-B 2050 (títulos de inflação) ou Swap Pré 2021, usando LFT (título público pós-fixado atrelado à Selic) como margem, já que essa estrutura permite ganhos mais alavancados” complementa.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

De acordo com o especialista, o CDB (certificado de depósito bancário) é uma das aplicações que oferece melhores taxas neste momento. Nas plataformas de corretoras é possível encontrar CDB pós-fixado com prazos de dois anos pagando 15% de rendimento prefixado ao ano. No caso dos pós-fixados, papéis com prazos de dois anos podem pagar entre 110% e 120% do CDI.

Entre as vantagens da aplicação está a garantia do FGC (Fundo Garantidor de Créditos) para aplicações de até R$ 250 mil por CPF. Se o banco quebrar, o investidor tem a garantia de receber até este valor do fundo.

Outras aplicações como as LCI (letras de crédito imobiliário) e LCA (letras de crédito do agronegócio) também podem ser uma boa opção, e além de também contarem com a garantia do FGC, são isentas de Imposto de Renda. O problema é que está cada vez mais difícil encontrar estes títulos com taxas boas nas plataformas das corretoras, devido à escassez de lastro destes produtos. “Hoje temos cerca de 10% de LCI e LCA que tínhamos na plataforma há um ano”, diz a gerente de Wealth Management da Gradual Investimentos, Mariana Orosco. Com isso, a oferta de CDBs com taxas atrativas tem aumentado.

Continua depois da publicidade

Tesouro Direto
Outra aplicação que tem crescido bastante com a alta dos juros é o Tesouro Direto. Os investidores que quiserem uma taxa pós-fixada atrelada à taxa básica de juros podem optar pelos títulos Tesouro Selic. Para o professor de finanças da FIA, Keyler Carvalho Rocha, esta é uma das melhores opções para quem tem poucos recursos. “O risco [de crédito] é quase zero e a rentabilidade é bem significativa”, afirma Rocha.

Além dos títulos com rentabilidade pós-fixadas, o Tesouro Direto também disponibiliza aplicações prefixadas, o Tesouro Prefixado (LTN), e atreladas à inflação, chamada Tesouro IPCA+ (NTN-B).

Diego Lazzaris Borges

Coordenador de conteúdo educacional do InfoMoney, ganhou 3 vezes o prêmio de jornalismo da Abecip