Conteúdo editorial apoiado por

Gestor de fundo afirma que título é “matador” e mais competitivo que fundos

Para gestor, as letras de crédito têm vantagem por conta de sua isenção de imposto de renda

Leonardo Pires Uller

Publicidade

SÃO PAULO – “Esse produto já larga na frente”, afirmou o vice-presidente de investimentos da Sul América Investimentos Marcelo Mello ao comparar a LCI (Letra de Crédito Imobiliário) e a LCA (Letra de Crédito do Agronegócio) com os fundos de investimento de um modo geral. Para o especialista, a isenção de Imposto de Renda para esses investimentos faz com que eles se tornem uma opção mais interessante em vários casos. “Ele se torna um produto matador”.

Para o especialista em fundos de investimentos, títulos com rentabilidade acima de 92% do CDI são mais vantajosos do que os fundos. Vale lembrar que a captação dos fundos em 2013, de acordo com dados da Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) foi 42,22% menor do que a registrada em 2012.

A captação líquida do primeiro semestre de 2014 indica uma queda mais acentuada ainda em relação a 2013. Ao expor esses números, Mello afirma que a isenção fiscal das letras de crédito é um dos grandes responsáveis por essa captação mais fraca nos últimos tempos.

Ebook Gratuito

Como declarar investimentos no Imposto de Renda

Cadastre-se e receba um manual com as informações necessárias para declarar cada tipo de investimento

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Quando questionado se o público de clientes private tende a voltar para a indústria de fundos de investimento, o vice-presidente de investimentos foi taxativo: “esse cliente só volta (para os fundos) se acontecer uma isonomia tributária” e ainda completou “quando você recebe como pessoa física uma proposta (de LCI ou LCA) de uma grande instituição financeira que pague 93% do CDI, você não consegue nenhuma proposta tão competitiva na indústria de fundos sem volatilidade”.

No entanto, a equipe da gestora destaca que um fundo de investimentos oferece outras vantagens que não são oferecidas pelos títulos, como a diversificação, a possibilidade de ganhos mais altos e, em alguns casos, liquidez melhor do que a de títulos.