5 mentiras que afastam você da riqueza

Não adianta continuar com os pensamentos negativos se você sonha grande

Mariana Zonta d'Ávila

Publicidade

SÃO PAULO – Uma das principais coisas que afastam as pessoas de alcançarem seus objetivos financeiros é o modo como elas pensam e agem com suas finanças. Subestimar a si mesmo ou então, não se dedicar o suficiente, tende a interferir diretamente no modo como as realizações surgirão ao longo da vida e ainda, no tempo necessário para que você consiga aquilo que tanto quer.

Como lembra o Business Insider, Tony Robbins, famoso coach de carreira e negócios, costuma dizer que para alcançar o sucesso, é preciso identificar as mentiras que você se conta frequentemente para, então, livrar-se delas e traçar corretamente um caminho para os seus objetivos. Pensando nisso, planejadores financeiros listaram as cinco frases mais famosas entre as pessoas para justificar a falta ou demora para começar a investir:

1- “Eu não sei por onde começar”

GRATUITO

CNPJ DE FIIS E AÇÕES

Para informar FIIs e ações no IR 2024 é preciso incluir o CNPJ do administrador; baixe a lista completa para facilitar a sua declaração

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“Quando você acha que precisa começar do início, você assume que sabe onde está o começo, mas não é assim que o seu cérebro funciona”, conta o planejador financeiro Charles C. Scott da Pelleton Capital Management. Ao invés de tentar identificar o início, procure começar de algum lugar. Pegue, por exemplo, um livro de finanças ou investimentos que chame a sua atenção e leia alguns capítulos. “Começar é a parte mais difícil para a maioria das pessoas, mas depois, a inércia toma conta e fica mais fácil”, diz Scott.

2- “Eu vou começar amanhã”

Não espere o dia seguinte se você pode começar hoje. Hoje é o agora e o amanhã é imprevisível, servindo apenas como uma desculpa para que você continue empurrando com a barriga o seu sucesso financeiro. “Para começar é preciso a mesma quantidade de energia necessária para inventar uma desculpa”, diz o planejador financeiro certificado, Benjamin Brandt. Se o seu objetivo é ficar financeiramente independente ou quitar a sua dívida, Brandt sugere que você crie uma lista de afazeres: “Escreva no mínimo três itens que você precisa concluir no dia. O segredo para o sucesso, porém, é fazê-los hoje e não amanhã”, completa.

Continua depois da publicidade

3- “Eu não estou pronto para ser bem-sucedido”

Acreditar que uma mudança é possível, é normalmente o que faz com que ela se concretize. É claro, porém, que o contrário também acontece. Se você continuar insistindo no fato de que não está preparado para ter sucesso, então, infelizmente, você nunca estará. Ao invés de encher a sua mente com pensamentos negativos, Scott sugere que você mude o modo de pensar e busque avançar um passo todos os dias para conquistar a sua meta final.

4- “Eu estou velho e já perdi a minha chance” 

Por mais que, às vezes, você pense que seja possível, ninguém nasce com o segredo para o sucesso. Ao invés disso, são as suas atitudes e realizações que aprimoram as habilidades necessárias para que você alcance aquilo com que tanto sonha. “No momento em que você afirma que está muito velho, que o mercado já possui muitos profissionais ou que você não possui os recursos para tal, você já está determinando o seu fracasso”, alerta o planejador financeiro CFP Taylor Schulte. Para visualizar seus objetivos, Schulte sugere que você responda algumas perguntas:

– O que você precisa para tornar o seu objetivo em realidade?

– Quais mudanças você precisa fazer hoje para que ele se concretize?

– O que você tem feito para que ele se torne realidade?

5- “Eu não tenho tempo”

Essa talvez é uma das maiores mentiras que contamos a nós mesmos. “Todos nós temos tempo e, acredite ou não, temos muito mais do que acreditamos ter”, afirma o planejador financeiro Clint Haynes. Segundo ele, quem usa essa desculpa é porque não está colocando o sucesso financeiro como uma prioridade: “Se você quer ser bem-sucedido, deixe temporariamente de lado o seu jogo de videogame, passe menos tempo nas redes sociais e pare de procrastinar. Foque em atividades que contribuam para o seu objetivo final. Afinal, todos nós temos tempo, é só uma questão de como priorizamos cada coisa”, conclui.