A história do homem que vai largar o trabalho e viver de renda aos 32 anos

Um dos principais segredos de Brandon Sutherland é cortar as despesas ao extremo

Leonardo Pires Uller

Publicidade

SÃO PAULO – Brandon Sutherland* decidiu, aos 32 anos, que vai deixar seu emprego como desenvolvedor de softwares e não pensa em conseguir outro. Em depoimento ao site Business Insider, o norte-americano contou que espera que seus investimentos forneçam uma renda que garanta as despesas essenciais para no mínimo os próximos trinta anos – se não indefinidamente.

Acompanhe a cotação de todos os fundos imobiliários negociados na BM&FBovespa

“Você pode imaginar que eu tenho uma habilidade mágica para saber os números da loteria, mas não é o caso. Eu construí meu patrimônio simplesmente controlando meus gastos e investindo o máximo possível do meu salário”, conta Sutherland. Ele consegue investir mais de 70% do que ganha, e é isso que vai permitir sua aposentadoria precoce, em uma idade em que grande parte das pessoas ainda está começando a “decolar” em suas carreiras.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Softwares? Melhor viajar o mundo
Brandon conta que, quando se formou na faculdade, estava animado para trabalhar e ter uma carreira de sucesso como programador na cidade em que vive com sua esposa. Mas a realidade chegou e ele decidiu que não queria passar os próximos trinta anos fazendo a mesma coisa.

O programador disse que, ao invés de gastar com besteiras, juntava o dinheiro para viajar de tempo em tempo. A esposa de Sutherland é da Escócia e, assim, a cada cinco anos eles saíam dos empregos e iam passar vários meses viajando pela Europa e outros lugares. Em uma viagem pelo Tibet e Nepal, ele conta que percebeu o quão ricos são a maioria dos norte-americanos e que não precisava acumular dinheiro para ter grandes casas ou carros de luxo.

Quer saber mais sobre os termos usados no mercado financeiro? Acesse o glossário InfoMoney

Continua depois da publicidade

Baseado em dados históricos, Sutherland afirma que esperava conseguir retornos na casa de 5% ao ano, já descontada a nflação, e que precisaria retirar cerca de 4% de tudo anualmente para cobrir suas despesas essenciais. Assim, seu portfólio nunca ficaria sem dinheiro.

Alcançando a independência financeira
Após descobrir que era possível alcançar a independência financeira, Brandon passou a pesquisar como chegar nesse patamar da maneira mais rápida possível. Ele conta que prefere estratégias passivas de investimento, como fundos mútuos ou ETFs (fundos de índice, que ‘espelham’ algum indicador, ou seja, aplicam nos mesmos ativos que o compõe), ao invés de tentar acertar o tempo do mercado. “Eu invisto majoritariamente meu dinheiro em fundos diversificados de índice”, relata Sutherland.

Viver de maneira mais simples é meio caminho andado
De acordo com Brandon, o fato dele e sua esposa terem poucas despesas foi fundamental para a decisão de uma aposentadoria precoce. “Se você nos encontrar na rua, você não pensaria que somos diferentes de qualquer casal norte-americano – exceto que somos muito bons em viver de maneira simples e frugal”, relata o programador.

Ele conta que pretende cortar os custos ainda mais após deixar seu emprego vivendo em países com baixo custo de vida como a Tailândia e a Guatemala. “Nós gostamos de viajar e conhecer novas culturas, então queremos conhecer o mundo e viver com menos ao mesmo tempo. E com sorte, eu ainda aproveito para viajar com milhas e pontos de recompensa”, conta Brandon Sutherland.

*O nome foi alterado