Conteúdo oferecido por

O que é um ETF?

Conheça mais sobre ETFs, fundos que permitem diversificar sua carteira, minimizando riscos e aumentando ganhos dos seus investimentos 

MoneyLab

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Publicidade

ETF é a sigla em inglês para Exchange Traded Funds, que são fundos de índices comercializados como ações. Esses fundos tendem a replicar índices, como o Ibovespa Fundo de Índice (BOVA11), por exemplo.

Neste caso, se o Ibovespa subir 10% em um mês, o ETF do Ibovespa vai ter um desempenho muito parecido, já descontando a taxa de administração.

Caso o índice se desvalorize, o mesmo vai acontecer com a cota do ETF.

1. Qual é a diferença entre ETFs, fundos e ações?

ETFs combinam características populares de ambos. Como um fundo, ao comprar uma cota o investidor está comprando na verdade uma coleção de ações ou títulos.

Isso permite maior diversificação e acesso a ativos mais restritos por uma quantia relativamente menor de dinheiro.

Como ação, você pode comprar e vender um ETF durante todo o dia, desde a abertura até o fechamento do mercado.

2. Há diferença entre fundo de índices, ETFs e ETFs iShares?

Os fundos de índice são conhecidos no exterior como Exchange Traded Funds (ETFs). Os Fundos de Índice iShares são os fundos de índice geridos pela BlackRock, que é o maior gestora global de ETFs.

No Brasil, os Fundos de Índice iShares são geridos pela BlackRock Brasil Gestora de Investimentos Ltda.

3. Quais são os benefícios dos ETFs?

Eles podem ajudá-lo a crescer o seu dinheiro. Nos últimos 5 anos, os ETFs iShares S&P superaram em 90% os fundos de investimento que operaram na mesma categoria. (Conheça 5 razões para você ter ETFs em seu portfólio, clicando aqui)

Enquanto os fundos de investimentos tradicionais possuem uma taxa de administração, em média de 2% a 3%, os ETFs cobram taxas decimais, em geral, de 0,3 a 0,6%.

Além disso, eles permitem diversificar pagando uma só corretagem e taxa de emolumento, o que gera um aumento substancial na rentabilidade.

ETFs iShares são uma forma fácil de investir em uma grande variedade de mercados, seja ele amplo como S&P 500, em setores de nicho, ou orientado para um fim específico.

Estes fundos costumam ser mais demandados quando os investidores tentam reduzir o risco durante períodos turbulentos.

Para o investidor, eles dão a exposição a um índice chave, mas através de participações orientadas, visando reduzir o risco e diminuir os picos e vales do mercado.

Além disso, por conta da ampla divulgação de informações, ETFs são fundos mais transparentes. É possível ver a composição do fundo e verificar a carteira online diariamente.

Apesar de todos esse benefícios, investir em ETFs não é aconselhável para o pequeno investidor, principalmente aqui no Brasil, onde algumas questões regulatórias e do próprio mercado restringem o acesso.

No país investidores institucionais representam 48% do volume negociado, financeiras (27%), estrangeiros (21%), enquanto pessoas físicas contam com uma fatia de apenas 5%.

4. Como são geridos os ETFs?

ETFs iShares são supervisionados por alguns dos gestores de carteiras mais experientes da indústria. Os gestores de fundos da BlackRock destinam-se a garantir o desempenho do ETF.

Isso inclui seguir próximo ao índice de referência, mantendo suas taxas baixas e minimizando os impostos de ganhos de capital.

Índice ETFs diferem dos fundos de gestão ativa, em que o gestor tenta “bater” o desempenho do mercado, o que geralmente aumenta taxas e impostos.

Bater os mercados – especialmente depois das taxas – pode ser bastante desafiador.

Como a gestão destes fundos demanda menos atenção de seus gestores, as taxas de administração dos ETFs costumam ser mais baixas, o que pode fazer uma boa diferença na rentabilidade, principalmente no longo prazo.

Portanto, se você quer investir em ações, mas não sabe como começar, deve considerar aplicar nestes fundos.

5. Como comprar um ETF iShare?

Os Fundos de Índice iShares podem ser operados por intermédio de uma corretora ou distribuidora de títulos e valores mobiliários.

Todas, devidamente habilitadas e pertencentes ao sistema de distribuição de valores mobiliários, seja diretamente ou através de um home broker.

A negociação das cotas dos Fundos de Índice iShares ocorre na B3 durante o horário de funcionamento do mercado.

As corretoras praticam taxas de corretagem diferentes e por isso, consulte-as antes de fazer o seu investimento.

6. Como usar ETF em sua carteira?

ETFs são extremamente versáteis.

Muitos investidores usam para perseguir objetivos de longo prazo, tais como o financiamento de sua aposentadoria ou para enriquecimento.

Outros tiram proveito de ETFs para ajudar a alcançar objetivos específicos, como procurar rendimento ou gerenciar contra mercados nervosos.

Aqueles com opiniões fortes do mercado de ETFs usam para buscar novas oportunidades, em vez de escolher ações individuais, de títulos ou fundos mútuos.

Invista em ETFs com a ajuda da melhor assessoria do país: abra uma conta gratuita na XP!

MoneyLab

MoneyLab é o laboratório de conteúdo de marcas do InfoMoney. Publicidade com criatividade e performance a favor de grandes ideias. Publicamos conteúdos patrocinados para clientes e parceiros.