Onde aplicar R$ 700 mil para poder viajar uma vez por ano?

Bruno Azevedo, CFP, planejador financeiro certificado pelo IBCPF, responde a pergunta de leitor do InfoMoney

Equipe InfoMoney

Publicidade

Pergunta

Eu e minha esposa temos 62 e 72 anos, respectivamente, e ainda estamos em atividade plena. Acabamos de receber R$ 700 mil de precatório e gostaríamos de usar esse dinheiro para viajar com os filhos uma vez por ano.

Qual aplicação me recomendaria para esse fim? Apesar de seguro, achamos que o Tesouro Direto não seria o ideal, já que não temos mais tanto tempo assim, e o desejo é a retirada anual para férias.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Leitor: Bruno

Resposta de Bruno Azevedo, CFP, planejador financeiro certificado pelo IBCPF

Para respondê-los com mais precisão seria interessante entender qual a necessidade anual de resgates e por quanto tempo gostariam de seguir este incrível plano! Viajar é um dos “investimentos” mais ricos do Mundo!!! Mas, a princípio entendo que poderiam diversificar este valor em mais de um produto. Obviamente é essencial entender o perfil de risco de ambos, mas mesmo se eu partir do princípio de serem conservadores, poderiam diversificar este valor em 2 diferentes títulos do Tesouro Nacional, como por exemplo LFTs e NTNs-B. Uma divisão simples seria aplicar o montante correspondente a 3 ou 4 viagens anuais na LFT – Letra Financeira do Tesouro, que remunera praticamente 100% da Selic, hoje em 11% ao ano.

Continua depois da publicidade

O saldo restante poderia ser aplicado em NTNs-B – Notas do Tesouro Nacional, série B, que remunera IPCA (inflação oficial) mais uma taxa pré-fixada, garantindo o poder de compra acima da inflação para períodos mais longos. Além disso, em futura melhora dos dados econômicos do país, nossa taxa de juros Selic deve voltar a cair e então vocês terão em mãos um título pré-fixado remunerando taxas mais elevadas – lembrando que no curto prazo essa taxa pode inclusive subir, mas não deveria ser fator de preocupação a vocês, visto que diversificaram seus investimentos em LFTs, que pós-fixadas e vão acompanhar esta possível alta.

Além disso, sugiro pensar em um investimento que lhes protejam da variação cambial. Busquem fundos cambiais ou mesmo adquirir contratos de Dólar Futuro negociado na BMF&BOVESPA para se protegerem de eventuais desvalorizações do Real frente à moeda norte-americana. Esta alternativa de Dólar Futuro poderá ser feita deixando parte de seus títulos do Tesouro Direto em garantia, o que é uma grande vantagem ao investidor. Busque uma corretora para lhe auxiliar neste processo e explicar os detalhes dos contratos futuros.

Sucesso e boa viagem!

Bruno Azevedo é planejador financeiro pessoal e possui a certificação CFP® (Certified Financial Planner), concedida pelo Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros (IBCPF). 

As respostas refletem as opiniões do autor. O IBCPF e o Infomoney não se responsabilizam pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso destas informações.

Perguntas devem ser encaminhadas para onde_investir@infomoney.com.br