Nascendo gigante, o que a Vinland trará de novo no mercado de fundos? “O DNA do sucesso”

André Laport, co-fundador e co-CIO (Chief Investment Officer) da Vinland Capital, é o entrevistado desta semana no programa Papo com Gestor

Weruska Goeking

Publicidade

SÃO PAULO – Vinland: local onde os vikings que exploraram a América do Norte se estabeleceram perto do ano 1000. Este nome de natureza desbravadora foi o escolhido para a mais nova gestora da Faria Lima, que apesar de estar nos primeiros dias de vida já nasceu gigante, tendo em vista o invejável currículo de seus primeiros funcionários. 

As decisões de investimento da Vinland terão a tutela de uma dupla de peso: André Laport e James Oliveira serão os co-CIOs (Chief Investment Officer). Laport está no mercado desde 1992, esteve por 11 anos atuando no mercado internacional e foi sócio do Goldman Sachs entre 2009 e 2016, onde comandou a mesa de equities na América Latina. Também no mercado desde 1992, James começou a carreira no Pactual, foi head de Renda Fixa, Moedas e Commodities para América Latina do banco e após a venda ao BTG foi CEO e CIO do BTG Pactual Asset Management, saindo do banco em 2016 – assim como Laport.

O que leva um executivo a trocar um cargo tão sênior em instituições tão renomadas para criar um negócio do zero? Em entrevista ao concedida ao Papo com Gestor, Laport explica que esse foi um processo “natural” após anos de aprendizado e experiência em diferentes mercados. “O grande peso na minha decisão é que eu sou ‘uma pessoa de pessoas’”, explica Laport, explicando que sua capacidade de agrupar profissionais diferentes e colocá-los alinhados ao mesmo negócio fará da Vinland uma gestora com o mesmo DNA de sucesso das instituições que os criaram. 

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“O DNA Goldman e o DNA Pactual são muito fortes em talento, são duas casas que investiram em pessoas que conseguiram subir e ficar bem de vida pela meritocracia”, diz Laport. Além da dupla de peso, a Vinland trouxe profissionais com 15 a 25 anos de experiência de mercado (“a idade não é o que conta, mas quantas crises eles já viveram”, diz Laport), entre eles: Aurélio Bicalho (ex-Itaú e Gauss), Igor Mansour (ex-Safra, Goldman e Morgan Stanley), Pedro Ribeiro (ex-JPMorgan e Kondor), entre outros que ainda chegarão ao Vinland.

Dois fundos da Vinland estarão disponíveis na plataforma da XP Investimentos: Vinland Long Bias Advisory e Vinland Macro. Embora ainda sem histórico de rentabilidade, o fundo tem atraído muitos investidores não só experiência e senioridade da equipe, mas pela demonstração de que grandes estrelas podem trabalhar muito bem em equipe. Confira a entrevista completa no vídeo acima:

Papo com Gestor é um programa de entrevistas semanais apresentado por Thiago Salomão, editor-chefe do InfoMoney. O programa é fruto de uma parceria com a XP Investimentos e trará toda semana uma entrevista com gestores que estão se destacando dentro da lista de fundos da plataforma digital da XP.

Continua depois da publicidade

Quer investir nos fundos Vinland Long Bias Advisory e Vinland Macro? Clique aqui e abra sua conta na XP