Blogueiro que se aposentou aos 33 conta como fez isso e dá dica para quem quer seguir seu caminho

Justin conta ainda como é viver sem grandes preocupações financeiras

Leonardo Pires Uller

Publicidade

SÃO PAULO – Quem não sonha em se aposentar cedo? Afinal, viver uma vida tranquila, sem se preocupar com trabalho ou com dinheiro e ainda ser jovem parece algo impossível, certo? Não para o blogueiro Justin, do site Root of Good, que conseguiu se aposentar aos 33 anos junto com sua esposa e um patrimônio de US$ 1 milhão. O InfoMoney conversou com ele para saber como ele investe seu dinheiro, como economizar mais e como atingir essa meta.

Ele conta que praticamente 100% de seus recursos estão investidos em ações por meio de fundos de índice ou fundos mútuos. Ele conta que os títulos de renda fixa nos EUA praticamente não superam a inflação por lá e, assim, prefere ficar de fora deles.

Além disso, ele também tem cerca de US$ 50 mil em caixa, o que é suficiente para cobrir dois anos de despesas quando combinado com os dividendos que recebe atualmente. O grande segredo para ele na hora de investir é manter um horizonte de tempo de 40 a 50 anos, para assim não se preocupar com flutuações de curto prazo no mercado acionário.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Outro bom conselho que ele dá para quem está começando a poupar dinheiro é estabelecer um fundo de emergência em caixa ou em investimentos líquidos que garantam cerca de seis meses de despesas. Depois de estabelecer isso, ele sugere investir em ações usando fundos de índice. “Não tente acertar o tempo do mercado, isso é muito difícil. Ao invés disso, faça uma rotina de investimento todo mês ou trimestre, esteja o mercado em alta ou não”, atesta.

Ele ainda relata que, em momentos de crise, como o que o Brasil está passando atualmente, pode ser um excelente momento de comprar ações, caso seu emprego pareça estar seguro e suas finanças sólidas. “Você vai querer comprar quando todo mundo está assustado e os preços estão baixos”, crava.

Além disso, é claro que para se aposentar tão Jovem, Justin precisou cortar muitos gastos e viver a vida mais economicamente. Ele conta que, nos EUA, é muito caro viver em algumas áreas, especialmente no Vale do Silício e em Nova York. Assim, ele e sua esposa se mudaram para a Carolina do Norte, onde o custo de vida é bem mais barato e permite que eles reservem mais dinheiro.

Continua depois da publicidade

Agora que tem todo dinheiro que precisará para sua vida, o blogueiro conta que suas preocupações com dinheiro não existem mais. Ele precisa apenas seguir o plano que traçou e estará tranquilo, e, inclusive, existem chances de que seu portfólio aumente seu valor nos próximos anos.