Multimilionário americano dá 5 dicas para você ficar rico investindo

Uma das dicas é procurar investimentos com taxas menores

Leonardo Pires Uller

Publicidade

SÃO PAULO – Não é preciso ser um mago das finanças ou ganhar na loteria para aumentar seus ganhos. Alguns movimentos inteligentes já podem fazer as pessoas mais ricas. Em seu novo livro ainda sem tradução para o português, “Money: Master The Game” (Dinheiro: Domine o jogo, em tradução livre), o guru Tony Robbins divide cinco estratégias centrais para atingir suas metas financeiras de maneira mais rápida. A colunista Jenna Goudreau, do site Business Insider comenta essas estratégias.

1 – Poupe mais e invista a diferença
Poupar pode não parecer a coisa mais legal do mundo, mas é uma estratégia muito efetiva para aumentar suas economias. Se você achar uma maneira de guardar mais dinheiro e investi-lo bem para compor renda, você dramaticamente acelerará sua corrida para atingir suas metas financeiras.

Uma maneira de economizar bastante dinheiro, por exemplo, é tentar pagar uma entrada maior por sua casa e fazer o financiamento por menos tempo e, assim, gastar muito menos com juros ao longo dos anos. Afinal, juros são bons quando usamos a nosso favor, ganhando nos investimentos.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

2 – Ganhe mais e invista a diferença
Uma das maneiras mais rápidas de ter mais dinheiro é fazer mais dinheiro. Robbins afirma que a chave para aumentar sua renda é se tornando mais “valioso”. Se pergunte: você está em uma companhia e cargo em que suas habilidades são demandadas? Você pode pedir um aumento? Você pode ter outras formas de renda fora de seu trabalho? Se você se comprometer a ganhar mais, vai achar caminhos para isso. Com uma salário maior, você poderá procurar bons investimentos que farão uma grande diferença para aumentar seu patrimônio.

3 – Diminua suas taxas e invista a diferença
“Não é o que você ganha que importa, mas sim o que você mantém”, diz Robbin. A diferença entre investir em fundos mútuos de alto custo e investir em fundos de índice baratos que seguem todo o mercado pode custar muito dinheiro ao longo de décadas. Portanto, pesquise as taxas cobradas e o retorno histórico dos fundos e opte por aqueles que cobram taxas menores e que vão lhe garantir um retorno médio maior no longo prazo.

4 – Procure rentabilidade melhor
Qual é a diferença entre uma rentabilidade de 10% e uma de 4%? Uma de 10% dobra seu investimento a cada 7,2 anos, enquanto uma de 4%  só faz isso em 18 anos. É uma diferença muito grande. Enquanto muitas pessoas acham que o segredo para ter grandes retornos é tomar grandes riscos, Robbins afirma que investidores de muito sucesso buscam grande potencial de alta com baixo risco, como os títulos públicos de renda fixa oferecidos no Brasil, por exemplo.

Continua depois da publicidade

5 – Mude seu estilo de vida
Você pode ter uma vida de luxo caso queira se mudar para uma cidade ou país mais barato. São Paulo e Rio de Janeiro são as cidades mais caras do Brasil e constantemente aparecem em listas como duas das mais caras no mundo. Além disso, existem outras maneiras de ser mais eficiente, mudando pequenos hábitos do cotidiano.