Melhora do cenário pode causar “valorização excessiva” de alguns ativos, diz Perfin

Caso esse cenário se concretize, alguns ativos podem ter valorização exagerada, caso de alguns plays do mercado interno e commodities

Gabriella D'Andréa

Publicidade

SÃO PAULO – O ano passado foi marcado por muitos problemas econômicos ao redor do globo, o que afetou os investimentos em renda variável, causando muita volatilidade na bolsa. Para este ano, a gestora de recursos Perfin Investimentos enxerga um cenário com menos turbulências e aponta para uma provável mudança de comportamentos do investidor e de sua tolerância à volatilidade do mercado acionário. “Continuamos achando que os riscos de ruptura estão significativamente menores, e isso deve continuar gerando um momento mais positivo para o fluxo em busca de ativos de maior risco (maior beta)”, afirma a asset, em carta ais cotistas.

De acordo com a instituição, essa movimentação deve continuar enquanto não houver dados econômicos decepcionantes em larga escala ou uma questão geopolítica ou política relevante.

Caso esse cenário venha a se concretizar, a Perfin aponta para uma possível “valorização excessiva” de alguns ativos, já que, na opinião da gestora, o mercado tende a exagerar mais para cima do que para baixo nestas circunstâncias. Os papéis que mais se valorizariam seriam aqueles que apresentam maior crescimento e maior dificuldade de precificação, a exemplo de alguns players de mercado interno e commodities.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Se isso realmente ocorrer, pode abrir uma boa oportunidade para sair de posições e/ou montar posições vendidas, na opinião dos gestores. “Continuamos acompanhando muito de perto algumas ideias nesse sentido, para no momento mais apropriado, estar pronto para aproveitar tais oportunidades”, diz a carta.

Posicionamento
A partir dessa análise, a instituição adotou posição underweight em commodities em geral, com exceção para um viés levemente positivo para a mineração. Em contrapartida, a gestora se mostra otimista em relação ao setor de infraestrutura, que pode gerar boas oportunidades com taxas atrativas.

“Entendemos que existem boas oportunidades em diferentes setores da economia interna que estão passando por um processo de melhora de eficiência, fazendo com que elas gozem de um crescimento nos lucros, expansão de múltiplos, e eventualmente serem alvos de M&A ( Mergers &. Acquisitions, ou fusão e aquisição) e a nosso ver, estão perto do low de seus ciclos, possuindo uma margem de valuation bastante atrativa”, conclui a equipe de gestão da Perfin.