Analista recomenda 4 ações para você ganhar na bolsa no segundo semestre

Para o segundo semestre, é esperada uma queda na taxa básica de juros no Brasil

Leonardo Pires Uller

Publicidade

SÃO PAULO – O investidor brasileiro em ações no primeiro semestre desse ano não tem o que reclamar. O Ibovespa, principal índice do mercado brasileiro, subiu 17,65% em 2016 até o fechamento do dia 29 de junho, puxado, principalmente, pelas reviravoltas políticas no governo federal no Brasil. No entanto, onde investir para seguir lucrando no segundo semestre?

O InfoMoney conversou com o analista Flávio Conde, que listou as principais tendências no mercado de ações para os próximos seis meses. Na opinião do especialista, o setor de commodities, grande campeão na bolsa por muitos anos, deve seguir com desempenho ruim e o investidor tem que fora dele por mais algum tempo.

Um dos setores que pode surpreender positivamente no segundo semestre desse ano é o de concessões. “O governo deve focar em privatizações e concessões e isso vai abrir oportunidades novas para as empresas que atuam no setor”, comenta o analista. Além disso, a potencial queda na taxa de juros que é esperada em breve também pode beneficiar o desempenho das empresas do setor, aponta Conde. Duas das companhias que podem lucrar com isso são a Ecorodovias (ECOR3) e a CCR (CCRO3) e, por isso, o analista recomenda ambas.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Outra área que também pode se beneficiar com a nova gestão no governo federal é a elétrica. “Esse setor foi destruído nos últimos anos pela mão pesada do governo e agora precisa ser reconstruído”, comenta Conde. O analista afirma que uma mudança de comando na Eletrobras (ELET3) é muito bem vinda e que o nome de Wilson Ferreira Júnior agrada o mercado e pode fazer com que seja um momento de recuperação da companhia.

Além disso, o setor industrial também tende a apresentar melhora com uma recuperação na economia do Brasil, acredita Conde. “O Brasil está caindo menos e a economia deve voltar a subir. Quando isso acontecer, o setor industrial vai ser um dos primeiros afetados”, diz. O destaque para investir, nessa área, é a Weg (WEGE3), aponta o analista. Ele destaca a presença da companhia no mercado externo como um de seus pontos positivos.