Santander rebaixa ação por conta de cenário econômico ruim

Os analistas não recomendam mais compra para companhia

Leonardo Pires Uller

Publicidade

SÃO PAULO – A equipe de análise do Santander divulgou relatório em que rebaixa as ações da Via Varejo (VVAR11). Os papéis, que estavam no patamar de compra, agora estão com recomendação neutra. O principal motivo para esse rebaixamento se dá justamente por conta da piora do atual cenário econômico.

Você tem dúvidas sobre como organizar suas finanças? Quer investir melhor? Cadastre-se gratuitamente no Ganhe Mais e tenha acesso a uma rede de centenas de planejadores financeiros certificados e capacitados 

“Navegando essas águas turbulentas, nós continuamos a privilegiar companhias com um perfil de vendas mais defensivos e execução superior. Apesar de reconhecermos que a Via Varejo fez um excelente trabalho ao longo dos últimos anos e criou novos padrões para varejistas de bens duráveis, nós acreditamos que, inevitavelmente, a piora aguda da economia vai continuar a afetar os resultados da companhia”, escreve a instituição financeira.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Além disso, o Santander prevê níveis negativos de crescimento de vendas de 2015 e apenas uma melhora mediana em 2016, como fruto das iniciativas das varejistas para aumentar o crescimento das receitas, como renovações de lojas, por exemplos.

Apesar disso, nesse ano, a expectativa é de que a empresa tenha um impacto forte em suas margens, com queda de 0,6 ponto percentual em sua margem EBITDA (lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações, na sigla em inglês) e recuo no seu crescimento de EPS (lucros por ação, na sigla em inglês) de 15%.

As recomendações de compra dos analistas no setor permanecem a Lojas Americanas (LAME4), a Raia Drogasil (RADL3) e o Pão de Açúcar (PCAR4). Já as outras recomendações neutras são a Renner (LREN3), Restoque (LLIS3), B2W (BTOW3), Hypermarcas (HYPE3), IMC (MEAL3) e Hering (HGTX3). Estão com recomendação negativa a Natura (NATU3) e a Unicasa (UCAS3).