Aumento de impostos faz analista recomendar ficar de fora de bancos; confira

Analista não está nem um pouco confiante no setor bancário

Leonardo Pires Uller

Publicidade

SÃO PAULO – O apetite do governo por impostos maiores é ruim para os bancos, de acordo com o analista do blog WhatsCall Pedro Galdi. Assim, a recomendação do especialista é de venda para o Bradesco (BBDC4), Itaú Unibanco (ITUB4), Banco do Brasil (BBAS3) e Santander (SANB11). O especialista afirma que avisará qual será a hora de voltar a investir em bancos.

“Os preços das ações do setor já vinham sofrendo com expectativas de aprovação de mudanças no modelo do JCP (Juros sobre Capital Próprio), taxação de LCI (Letra de Crédito Imobiliário) e LCA (Letra de Crédito do Agronegócio) e havia também a expectativa de aumento da alíquota da CSLL – Contribuição Social sobre o Lucro Líquido de 15% para 17%, sendo que a novidade é que este último vai sofrer um aumento ainda maior que o esperado, ou seja, vai para 20%”, escreve o analista.

Galdi destaca que o efeito esperado dessas mudanças é uma redução do lucro líquido entre 7% a 8% no resultado anual dos bancos. “Lembrando que estas instituições ainda poderão reduzir este impacto através de mecanismos, como créditos fiscais e na diluição em participações acionárias, o que potencializa efeitos diferenciados entre elas”, pondera.

GRATUITO

CNPJ DE FIIS E AÇÕES

Para informar FIIs e ações no IR 2024 é preciso incluir o CNPJ do administrador; baixe a lista completa para facilitar a sua declaração

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Assim, mesmo com alguns desses fatores ainda nem anunciados ou oficializados formalmente, como a questão do fim da isenção das LCI e LCA, a recomendação é ficar de fora para evitar quedas mais fortes.

“Lembrando que os bancos tendem a recuperar resultados sempre que algo negativo acontece como estas mudanças. No entanto (o fluxo de notícias), tende a continuar causando estresse de curto prazo no preço das ações”, encerra Galdi.