9 qualidades de Warren Buffett que fizeram dele o maior investidor do mundo

O controle sobre suas emoções é uma das qualidades do investidor estadunidense

Leonardo Pires Uller

Publicidade

SÃO PAULO – Warren Buffett é um verdadeiro mito entre os investidores de todo o mundo. O Oráculo de Omaha conseguiu acumular uma das maiores fortunas do mundo com estratégias relativamente simples de investimento e rentabilidade surpreendente. A colunista Lucy Mueller do site Business Insider listou qualidades que ajudam a explicar o sucesso de Buffett e o InfoMoney compilou algumas delas.

1 – Seu foco principal em crescer seu patrimônio                   
De acordo com o investidor em imóveis e apresentador do “BiggerPockets Podcast” Brandon Turner, Buffett tem uma mente focada e que isso funcionou bem para ele. “Eu penso que Warren Buffett teve sucesso porque focou 100% em crescer seu patrimônio acima de tudo”, diz Turner.

2 – Ele investe em negócios que não são competitivos
“Warren Buffett identifica companhias que geralmente não enfrentam uma competição imensa e as mantém por anos – ou para sempre”, afirma Clark Howard, expert em consumo e apresentador do “The Clark Howard Show”. “Suas falhas foram em negócios que eram muito competitivos”.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

3 – Ele não se assusta facilmente
Andrew Horowitz, planejador financeiro, autor e apresentador do “The Disciplined Investor”, conta que Buffett deve seu patrimônio a um único fator: “Tempo. Ele tem um período de manter ações que parece ser infinito e assim ele não fica balançado com os movimentos do mercado. Ele também sabe que o melhor tempo para comprar é quando todos estão vendendo”.

4 – Ele não deixa seu ego interferir
A jornalista Emma Johnson, apresentadora do programa “Like a Mother with Emma Johnson”, menciona sua busca por papéis de valor – mas afirma que seu fator X de verdade está em sua personalidade. “O sucesso de Buffett como personagem amado pelo público é a mágica real. Nós podemos atribuir isso a sua persona humilde: nós amamos ele por seus hábitos que incluem tocar banjo, devoção por cheeseburger e que ele vive na mesma casa em Omaha há 55 anos”, aponta.

5 – Ele se mantém naquilo que conhece
“Eu não conheço muito de Warren Buffett além do que ouvi de que ele investe naquilo que ‘conhece’ ou ‘aprendeu’”, diz Matt Theriault, apresentador do podcast “Epic Real Estate Investing”. “Em minha experiência, com a educação certa e informação por trás de decisões de investimento, a maioria das pessoas poderiam ser um sucesso”.

Continua depois da publicidade

6 – Ele é agressivamente contra estupidez
De acordo com Stephen Dubner, coautor do best-seller “Freaknomics” e apresentador do “Freakonomics Radio”, Buffett tem um senso infalível para aquilo que é simplesmente estúpido. “Uma coisa que sempre me impressiona é como ele é agressivamente contra a estupidez. Não é que ele não queira tomar riscos, ele só tem um grande senso de comportamentos, seja no momento ou em retrospecto, que são totalmente estúpidos”, afirma Dubner.

7 – Ele tenta ser o melhor em uma coisa
Buffett foca todas suas energias em um lugar, de acordo com Laura Adams, expert em finanças pessoais e apresentadora do “Money Girl”. “O sucesso de Buffett parece vir de sua paixão pelo trabalho, bons mentores no início de sua carreira e o foco em ser o melhor em uma coisa – sua destreza em identificar companhias desvalorizadas para investir”, aponta Adams.

8 – Ele pensa anos no futuro
A maioria das pessoas só vê o curto prazo, ressalta Chris Hill, apresentador do “Motley Fool Money”. “Enquanto muitos em Wall Street pensam no próximo trimestre, Warren Buffett está pensando nos próximos cinco, dez ou vinte anos”, ele disse. “Isso pode parecer pouca coisa, mas é uma mudança radical na mentalidade de curto prazo que move muitos negócios. Também é o motivo pelo qual Buffett é o maior investidor que veremos em nossa vida”.

Continua depois da publicidade

9 – Seus investimentos são diversificados e miram no longo prazo
“Ele disse muitas vezes: ele investe apenas em coisas que ele entende, ele não coloca muito de seu dinheiro em outros investimentos, e seu período de manter um investimento é ‘para sempre’”, conta Ric Edelman, conselheiro e CEO da Edelman Financial Services e apresentador do “The Truth About Money with Ric Edelman”.