Quer ganhar renda com ações de dividendos? Saiba escolher as melhores

Investir em papéis que tenham uma boa previsibilidade de resultados é uma das sugestões de analista

Leonardo Pires Uller

Publicidade

SÃO PAULO – Escolher ações que pagam bons dividendos pode ser uma boa estratégia para quem quer se dar bem na bolsa no longo prazo. Afinal, essas ações costumam ter menos oscilação de preços em momentos de turbulência além de gerar uma boa renda ao investidor que pode, eventualmente, ser reinvestida em mais ações e assim gerar um aumento de capital.

Mas como montar uma boa carteira de dividendos? Que cuidados o investidor deve tomar para evitar cair em ciladas? O InfoMoney conversou com analistas que listaram 4 dicas para escolher ações pagadoras de bons dividendos.

1 – Conheça bem a empresa antes de investir
“Estude a empresa para ver a solidez de seus números no futuro”, aconselha Sandra Peres, analista chefe da corretora Coinvalores. Para Sandra, a previsibilidade de resultados da companhia que se pretende investir é importante, pois só uma empresa com resultados mais estáveis e previsíveis pode seguir pagando dividendos altos continuamente.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Além disso, também é importante ver a liquidez da ação, para assim não cair em uma cilada de comprar um papel e não conseguir se desfazer dele no futuro. Ficar atento ao histórico de pagamento de dividendos do papel é outro ponto destacado pela analista.

2 – Saiba diferenciar a periodicidade de pagamentos do dividend yield
O analista Flávio Conde explica que muitas pessoas veem uma companhia que paga dividendos mensalmente e logo se anima, achando que o papel é uma boa escolha. No entanto, o especialista relata que o mais importante é ver o yield do papel, ou seja, o quanto ele paga de dividendos em relação a seu valor, do que a quantidade de vezes ao ano que ele distribui dinheiro aos acionistas.

“Existem companhias que pagam dividendos e juros sobre capital próprio todo mês, mas a quantidade total distribuída acaba sendo muito baixa frente ao valor do papel, enquanto outras companhias pagam uma vez por ano ou uma vez por semestre e acabando gerando muito mais renda ao investidor”, relata Conde.

Continua depois da publicidade

3 – Conheça o risco setorial
Outro conselho de Flávio Conde é que o investidor conheça o risco setorial da ação que está investindo. “Existem setores que têm um risco regulatório por parte do governo muito grande e isso pode fazer com que uma empresa que pague muitos dividendos comece a pagar menos, foi o que aconteceu com o setor elétrico em 2012”, afirma.

Ainda nesse tema, o analista ressalta que empresas controladas pelo governo federal ou por governos estaduais também vêm com um risco embutido, uma vez que determinados governantes podem mudar a política de pagamento de dividendos da empresa e, consequentemente, prejudicar os investidores.

4 – Saiba que essas ações provavelmente não vão acompanhar o Ibovespa
A grande vantagem de investir em papéis de dividendos é justamente a de serem papéis defensivos e, consequentemente, menos suscetíveis a quedas bruscas na bolsa. Porém, em momentos de euforia, carteiras de dividendos tendem a também se descorrelacionar do principal índice da bolsa e subir menos, destaca Sandra Peres.

Assim, o investidor que aplicar em papéis defensivos deve entender que o desempenho dessas ações costuma ser menos volátil tanto para cima, quanto para baixo na maior parte do tempo, de acordo com a especialista. Também é importante lembrar que ações de dividendos não são imunes a quedas bruscas na bolsa.