Rentabilidade esperada por investidor brasileiro é digna de Warren Buffett

De acordo com a Pesquisa Global de Opinião dos Investidores - 2014, da Franklin Templeton, os investidores brasileiros esperam ganhar 21,5% por ano

Diego Lazzaris Borges

Publicidade

SÃO PAULO – O investidor brasileiro espera rendimentos dignos dos melhores gestores do mundo em suas aplicações financeiras. De acordo com a Pesquisa Global de Opinião dos Investidores – 2014, realizada pela Franklin Templeton, os investidores brasileiros esperam ganhar 21,5% por ano com suas aplicações durante os próximos 10 anos.

Para Marcus Vinicius Gonçalves, Country Head da Franklin Templeton no Brasil, esta pretensão é herança de quando as taxas de juros no país eram muito elevadas. Ainda que a Selic tenha voltado a subir, ela está bem longe dos 21% ao ano que os brasileiros esperam ganhar (atualmente, a taxa está em 10,75% a.a).

“O brasileiro espera uma rentabilidade muito acima da média. É um rendimento digno de Warren Buffett”, compara Gonçalves. Buffett é considerado o melhor investidor de ações do mundo e, desde a década de 1960 vem mantendo rendimentos na casa dos 20% ao ano.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Segundo a pesquisa, considerando apenas este ano, a expectativa de rendimento do brasileiro é um pouco mais baixa: os investidores acham que terão rendimento de 13,5% em 2014.

Melhores investimentos
Ainda de acordo com o levantamento, 23% dos investidores brasileiros acham que os imóveis serão a melhor aplicação dos próximos 10 anos, a despeito dos rumores de que uma bolha imobiliária poderia estar em formação no país.

Em segundo lugar aparece o investimento em ações. Para 15% dos entrevistados, esta será a melhor aplicação dos próximos 10 anos. No entanto, apesar de acharem que as ações podem se valorizar bastante, os investidores acham que correm bastante risco com este tipo de aplicação: 20% dos respondentes afirmaram que ações serão o investimento mais arriscado da próxima década.

Continua depois da publicidade

Metodologia
A pesquisa ouviu, no Brasil, 509 investidores com mais de R$ 50 mil em recursos disponíveis para realizar aplicações financeiras, e foi realizada entre os dias 2 e 15 de janeiro.

Diego Lazzaris Borges

Coordenador de conteúdo educacional do InfoMoney, ganhou 3 vezes o prêmio de jornalismo da Abecip