OGX torna-se a 3ª empresa com maior risco de calote no mundo

Risco de default da petrolífera de Eike Batista é de 9,81%, aponta índice da empresa de gestão de risco Kamakura

Reuters

Publicidade

NOVA YORK – O número de empresas no mundo com perigo de não honrar o pagamento de dívidas subiu no mês passado, informou nesta terça-feira a empresa de gestão de risco Kamakura, que colocou a petroleira brasileira OGX (OGXP3) em terceiro na lista de maiores ameaças de calote aos credores.

Para ver mais notícias sobre as empresas de Eike Batista, clique aqui.

Seis das 10 empresas mais arriscadas estão na Europa, segundo reportagem publicada pelo IFR, um serviço da Thomson Reuters.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O índice Kamakura de companhias problemáticas subiu 0,63 por cento em junho, para 8,51 por cento, indicando uma deterioração na qualidade de crédito de 32 mil companhias de 37 países avaliadas pelo índice –todas com probabilidade de default acima de 1 por cento.

“A Europa continuou a ser a área primária de preocupações sobre crédito novamente em junho, com os problemas em curso dos setores bancário e de telecomunicações”, disse o administrador-executivo da Kamakura, Martin Zorn.

Na Europa, a empresa com mais problemas é o antigo monopólio italiano de telefonia, a Telecom Italia, com chance de calote de 13,38 por cento.

Continua depois da publicidade

Os bônus de 1 bilhão de euros da Telecom Italia com vencimento em janeiro de 2020 são negociados agora com prêmio de cerca de 330 pontos-básicos sobre os títulos de dívida do governo da Alemanha, o que se compara a 291 pontos-básicos dois meses atrás.

Em seguida aparece uma empresa russa e depois a OGX, do empresário Eike Batista, com risco de default de 9,81 por cento, segundo a Kamakura. Na segunda-feira, a OGX disse que suspendeu o desenvolvimento de alguns campos de petróleo e gás na bacia de Campos e que não investirá no aumento da produção dos poços de Tubarão Azul, motivando queda de quase 30 por cento de suas ações.

Os bônus da OGX com vencimento em 2018 eram negociados entre 19,50 e 21 por cento do valor de face na manhã desta terça-feira, contra 30 por cento na sexta-feira passada.

Continua depois da publicidade

A Kamakura colocou uma companhia com rating atribuído por agências de classificação de crédito na faixa “A” em sua lista de 10 empresas com maior chance de default, o chinês Bank of Communications.

Três empresas –UniTek Global Services, Exide Technologies e Orchard Supply Hardware– entraram em default em junho, elevando o total neste ano para 28 empresas nessa situação.

Em comparação, 23 companhias entraram em default no primeiro semestre de 2012, e um total de 47 empresas em todo o ano passado.