Perdeu dinheiro com OGX? É melhor admitir o erro do que culpar o Eike Batista

Em vídeo gravado no Youtube, o diretor educacional da Trade Ao Vivo, André Moraes, condena o ato de jogar a culpa dos fracassos na bolsa em terceiros e diz que o investidor tem que ser responsável pelas suas próprias perdas e ganhos

Thiago Salomão

Publicidade

SÃO PAULO – Perdeu dinheiro com as ações da OGX Petróleo (OGXP3) nos últimos dias, semanas ou meses? Fique tranquilo, pois já encontramos o culpado: você. É o que explica o diretor educacional da Trade Ao Vivo, André Moraes, em vídeo divulgado em sua página na rede social Facebook no último fim de semana.

O vídeo, gravado por André na manhã de sábado (13) na cozinha de sua residência enquanto tomava café, traz uma mensagem aos investidores que têm colocado em Eike Batista, presidente do Grupo que controla a OGX, a culpa pelas perdas com os investimentos nas ações da petrolífera. Para Moraes, o investidor sempre tem que ser responsável pelo resultados de suas operações, tenham elas sido lucrativas ou não.

“Quando eu ganho em uma operação, o mérito é sempre meu. Agora, muita gente quando perde tenta colocar a culpa em aguém. Ora, se quando ganhamos a culpa é nossa, quando perdemos a culpa também tem que ser nossa”, afirma o diretor da Trade Ao Vivo, que também possui CNPI-T, certificado exigido pelo mercado para se tornar analista técnico. “Essa é a primeira desculpa do perdedor na bolsa”, complementa.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Empresa pré-operacional é como um jogador de futebol
Entre diversos assuntos, Moraes falou sobre os riscos que embutem uma empresa pré-operacional e, por isso, a quantidade do capital a ser alocado nela tem que ser relativamente pequeno. “Investir em empresa desse tipo no longo prazo é a coisa mais difícil do mundo, porque você não tem como saber se essa empresa vai dar lucro ou não”, atesta. Para ele, o dinheiro investido em uma companhia pré-operacional nem deve ser considerado um patrimônio, mas sim um capital de risco.

Para explicar melhor esse “risco”, Moraes faz uma analogia futebolística, citando a seleção de futebol que jogou as Olimpíadas de 1988, em Seul. Naquele time, tinham jogadores como o Romário, mas também tinham jogadores como Geovane que, segundo Moraes, era muito melhor que o Romário na época. Contudo, enquanto o primeiro se tornou um dos maiores nomes da história do futebol mundial, o segundo não conseguiu vingar e hoje é dono de um bar no interior de São Paulo.

“Ou seja, quando o Geovani era ‘pré-operacional’, ele era melhor que o Romário, mas no final não virou nada”, conclui.

Continua depois da publicidade

Confira o vídeo gravado por André Moraes sobre a OGX:

OGX: queda de quase 90%
Entre resultados de capacidade produtiva muito abaixo do que era esperado no começo do projeto e níveis alarmantes de endividamento colocando em xeque a possibilidade da companhia financiar seus projetos futuros, a OGX Petróleo segue em queda livre na Bovespa. As ações da companhia, que já chegaram a valer mais de R$ 20 cerca de dois anos atrás, atualmente estão cotadas a R$ 1,55.

No acumulado dos últimos 12 meses até o pregão de sexta-feira, os papéis da petrolífera de Eike Batista acumulavam perdas de 88,94% na bolsa.

Thiago Salomão

Idealizador e apresentador do canal Stock Pickers