Mais de um milhão de empresas estão aptas a cumprirem a lei que detalha imposto na nota

Segundo o IBPT, já foram baixados 102.427 arquivos do sistema de cálculo desenvolvido pelo instituto

Karla Santana Mamona

Publicidade

SÃO PAULO – O IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário) estima que mais de um milhão de estabelecimentos comerciais já estão aptos a cumprirem a lei que determina que as empresas informem os tributos incidentes em produtos e serviços nos documentos fiscais ao consumidor final.

Segundo o instituto, já foram baixados 102.427 arquivos do sistema de cálculo desenvolvido por ele. O estado de São Paulo lidera a adesão ao sistema, com 32.782 cadastros; seguido pelo Rio de Janeiro, com 10.104 solicitações e Minas Gerais, com 8.109 pedidos.

“Grande parte dos cadastros recebidos pelo IBPT é composto por empresas de software e escritórios de contabilidade, que repassam as informações a pelo menos dez clientes, por isso estimamos que mais de um milhão de estabelecimentos já tenham condições de se adaptar à prática de transparência tributária”, explica o presidente do Conselho Superior e coordenador de estudos do IBPT, Gilberto Luiz do Amaral.

Continua depois da publicidade

O sistema do IBPT é gratuito e pode ser baixado no site do instituto (www.ibpt.com.br). Ao fazer o cadastro, a pessoa também recebe o Manual de Integração de Olho no Imposto, com informações de como aplicar as alíquotas nos sistemas de automação comercial.