Pagamento pelo celular da Samsung já está em testes no Brasil

Samsung Pay entra em fase beta nessa semana, usando NFC e MST

Paula Zogbi

Publicidade

SÃO PAULO – O Samsung Pay, sistema de pagamentos pelo celular da Samsung, está em fase de testes no Brasil a partir dessa semana. De acordo com a empresa, um “seleto grupo de formadores de opinião” já testa a carteira eletrônica em seus smartphones.

Usando as tecnologias NFC (Near Field Communication) e MST (Magnetic Secure Transmission), o sistema conecta o celular com as contas bancárias dos clientes e permite que sejam realizados pagamentos diretamente através do gadget, apenas o aproximando da maquininha de pagamento. Atualmente, 80% das máquinas comuns de pagamento do Brasil já aceitam pagamento via NFC.

No momento do lançamento geral do serviço, que não foi divulgado pela companhia, os portadores de cartões de débito e crédito terão a opção de fazer pagamentos usando smartphones compatíveis com o sistema: o Galaxy Note 5, Galaxy S6 edge+, Galaxy A5 e A7 (2016), Galaxy S7 e o Galaxy S7 edge.

Continua depois da publicidade

“Com o início dos testes temos o objetivo de, na ocasião do lançamento, oferecer aos consumidores o melhor serviço de pagamento móvel via smartphone disponível no mercado, afirma Renato Citrini, gerente sênior de produtos da divisão de dispositivos móveis da Samsung Brasil, em nota à imprensa.

Banco Brasil, Brasil Pré Pago, Caixa, Porto Seguro e Santander estão participando do período de testes, cada qual com uma cota de clientes dentre os formadores de opinião selecionados.

Nesta terça-feira, a companhia anunciou o lançamento oficial do sistema em três países: Espanha, primeiro europeu a receber o Pay, Singapura, primeiro país na região do sudeste asiático e Austrália, pioneiro na Oceania. Outros países previstos para este ano são Canadá e Reino Unido.

Paula Zogbi

Analista de conteúdo da Rico Investimentos, ex-editora de finanças do InfoMoney