Smartphone ”montável” do Google será lançado ano que vem

Chamado Project Ara, o smartphone é composto por seis módulos quadrados e retangulares onde são colocadas peças de hardware independentes, que funcionarão da mesma maneira que aplicativos

Júlia Miozzo

Publicidade

SÃO PAULO – Depois de muita espera, o smartphone “montável” do Google começará a ser vendido já em 2017, segundo anúncio feito na última sexta-feira (20) durante o evento Google I/O.

Chamado Project Ara, o smartphone é composto por seis módulos quadrados e retangulares onde são colocadas peças de hardware, que podem ser trocadas sem que seja preciso restaurar o celular. Segundo informações do CNN Money, a ideia é fazer com que ele seja customizável e que possa ser atualizado através de uma única peça, sem que seja necessário comprar um novo smartphone.

É possível, por exemplo, adicionar diferentes tipos de câmera, um aplicativo que acompanha exercícios físicos, uma nova bateria, ferramentas de saúde, etc. Cada módulo funcionará como um aplicativo.

Continua depois da publicidade

Ainda neste ano, uma versão para os desenvolvedores será lançada – e, ao invés de desenvolverem aplicativos, eles vão criar sua própria peça de hardware. Parcerias com empresas como a Sony, Panasonic, Samsung e outras também estão sendo feitas para a criação de módulos customizados.

O projeto do Project Ara foi criado em 2014 com a promessa de que seria lançado em 2015, mas mudanças na empresa – como o Google ter se tornado uma subsidiária da Alphabet – fizeram com que ele só fosse lançado agora.

Confira o vídeo do Google apresentando o smartphone:

Continua depois da publicidade