Bancos são autorizados a abrir e fechar contas pela internet

Novas regras também proíbem recusa de atendimento de clientes de outros bancos em caixas convencionais

Paula Zogbi

Publicidade

SÃO PAULO – Os bancos brasileiros agora podem abrir e fechar contas pela internet. A autorização, regulamentada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), já está valendo.

Segundo o Banco Central (BC), os bancos terão que adotar procedimentos e controles que permitam confirmar a autenticidade dos documentos eletrônicos e podem usar tecnologias como contato por vídeo, de reconhecimento de voz e assinaturas com certificação eletrônica.

Você está investindo bem seu dinheiro? Faça o teste aqui.

Embora seja mais fácil realizar os procedimentos eletronicamente, as regras e tarifas das contas convencionais e das contas abertas por meio eletrônico são as mesmas. É diferente das contas exclusivamente eletrônicas, que já existiam em instituições como o recém-relançado Original, porque abrange tudo, como contas correntes e contas poupança comuns.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Também nesta segunda-feira, foi divulgada pelo BC a aprovação de uma resolução que proíbe a recusa de atendimento em caixas convencionais de clientes de outro banco. Ou seja, se um cliente de um banco for a um caixa pagar qualquer documento referente a outra instituição financeira, será obrigatoriamente atendido. A exceção é para os casos de pagamento de cheques, boletos vencidos e convênios que preveem o pagamento específico em um banco.

Com Agência Brasil

Paula Zogbi

Analista de conteúdo da Rico Investimentos, ex-editora de finanças do InfoMoney