Com um único erro, homem deleta toda a sua empresa

Mesmo a ajuda de especialistas em recuperação pode não ser suficiente para salvar esta empresa

Paula Zogbi

Publicidade

SÃO PAULO – O web hoster Marco Marsala cometeu um erro do qual pode se arrepender pelo resto da vida: usando um único comando, deletou toda a sua companhia – e consequentemente os sites de mais de 1.500 clientes.

De acordo com o The Independent, depois do ocorrido, o profissional detalhou o que tinha feito em um fórum de administradores de servidores. O problema é que seu erro foi tão desastroso que simplesmente ninguém poderia de fato ajudar.

O código apocalíptico foi o comando de Linux “rm –rf”, o qual foi aplicado pelo programador durante operações de manutenção. No caso, “rm” significa deletar e “-rf” faz com que o Linux remova tudo, mesmo programas abertos e em uso, escondendo a mensagem de aviso.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Você está investindo bem seu dinheiro? Faça o teste aqui.

Como nenhum diretório específico foi fornecido – já que o comando foi usado por acidente – o comando foi aplicado a todos eles. Assim, todos os servidores de todas as companhias foram deletados.

Além disso, o programador acabou deletando até mesmo seus backups, até mesmo os que estavam em outras localizações, porque o servidor tinha acesso a eles.

Agora, como disse um dos usuários do fórum onde pediu ajuda, a empresa está “essencialmente morta”. Quanto aos clientes, será necessário confiar em cada um dos backups próprios para tentar restaurar os sites. Alguns usuários criticaram duramente o design do site, outros disseram que toda esta recuperação de arquivos, além de demorada, será caríssima – e mesmo os especialistas em recuperação podem não conseguir reviver tudo.

Continua depois da publicidade

Atualização: 

Posteriormente, este site desmentiu a informação: tratou-se de um hoax inventado como marketing de guerrilha para a empresa de Marsala. 

Paula Zogbi

Analista de conteúdo da Rico Investimentos, ex-editora de finanças do InfoMoney