Conheça a rede social que paga para você usá-la (e quer desbancar o Facebook)

. Cada usuário tem algum valor para a rede social, alguns centavos por dia, a ideia do Tsu é dar parte desses centavos diários para o usuário novamente

Felipe Moreno

Publicidade

SÃO PAULO – O Facebook ocupa o posto de maior rede social, mas há quem acredite que isto não deve durar muito tempo. Um estudo da Universidade de Princeton mostrou que a rede social deverá perder 80% de seus usuários até 2017. Mas quem deverá assumir o posto de maior rede social do mundo deixado pela empresa de Mark Zuckerberg?

Essa resposta ninguém tem, mas duas candidatas brigam com propostas diametralmente opostas: o Ello e o Tsu. Enquanto o Ello lima todas as propagandas, o Tsu vem com uma proposta que chama atenção de todos. Ele paga para que você a use. 

É simples. Cada usuário tem algum valor para a rede social, alguns centavos por dia. No caso do Facebook, com um bilhão de usuários, essa quantia é monstruosa. A ideia do Tsu é dar parte desses centavos diários para o usuário novamente – que os ganha postando e agindo normalmente. Em teoria. 

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Pirâmide social
Só que aí entra o primeiro problema da rede. Há um esquema de pirâmide financeira, como uma Telexfree. Como você não precisa desembolsar um centavo, ele não é prejudicial. Mas é desenhado para privilegiar as pessoas que entraram antes.

Para cada 1 dólar gerado pelo usuário, em publicidade ou afins, 10% vai direto para a Tsu, enquanto outros 40% vão para pessoas que fazem parte “da sua rede”. Basicamente quem te indicou, pessoas famosas ou que você siga. Outros 50% vão para você.

Você pode resgatar sua “fortuna” quando tiver US$ 100 associado a sua conta, similar a monetização de vídeos de YouTube, promovida pelo Google. A rede virou um festival de spam, mas os criadores prometem formas de combater e banir quem faz isso. 

Continua depois da publicidade

A rede acabou de fazer um mês, mas já é bastante completa: tem aplicativo tanto na App Store quanto no Google Play, funciona como o Facebook e até permite a replicação do conteúdo do Tsu na rede de Mark Zuckerberg. Uma alternativa interessante para quem quer monetizar o tempo livre.