Era pegadinha: conheça 5 campanhas publicitárias de 1º de abril que viralizaram

Empresas como a Netflix, a Azul e o Burger King já realizaram campanhas que eram pegadinha

Júlia Miozzo

Publicidade

SÃO PAULO – No dia primeiro de abril é comemorado, em todo o mundo, o Dia da Mentira. Ao mesmo tempo em que as pessoas aproveitam a data para enganar amigos, parentes e conhecidos, ele é uma boa oportunidade para as grandes marcas e empresas, que criam campanhas “mentirosas” e chamam a atenção para si.

Um exemplo disso é a pasta de dente do lanche Whopper, que foi anunciada pelo Burger King neste sábado e supostamente seria lançada na França A marca afirmava através do anúncio que o lançamento, a ser vendido em “restaurantes e farmácias”, marcava sua entrada no mercado de higiene pessoal. Posteriormente, a empresa revelou que se tratava de uma brincadeira do 1º de abril.

Outras gigantes, como a companhia aérea Azul e a Netflix, também já produziram suas campanhas que eram somente pegadinhas.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O InfoMoney selecionou algumas das mais notórias e recentes. Confira a seguir:

1 – Netflix adiciona GoT ao seu catálogo
Um dos pedidos mais recorrentes dos usuários da Netflix é de que a empresa adicione a série Game of Thrones – abreviada em GoT – a seu catálogo. No ano passado, a empresa anunciou que “GoT” passaria a fazer parte de seu catálogo, revelando depois que a abreviação significava “Glauber, o Tijolo”.

2 – Azul vai relançar a aeronave supersônica Concorde
No ano passado, a companhia aérea Azul anunciou que ia realizar voos domésticos usando a aeronave supersônica Concorde. O anúncio gerou polêmica pois o modelo foi descontinuado em 2000 após um acidente que deixou 113 mortos.

Continua depois da publicidade

Em anúncio divulgado na época, a Azul afirmava que o jato ia operar nos aeroportos de Congonhas e Viracopos, operando para outras sete cidades.

3 – Procter&Gamble lança enxaguante bucal sabor bacon
Em 2013, a Procter&Gamble (P&G), dona de marcas como a Pantene, Oral-B e outras, anunciou perto do dia 1º de abril que estava lançando um enxaguante bucal no sabor de bacon, o Scope Bacon. O público logo percebeu que se tratava de uma pegadinha.

4 – Burger King lança pasta de dente no sabor Whopper
Lançada na semana passada, uma das campanhas do Burger King anunciava o lançamento de um produto um tanto exótico, uma paste de dente no sabor do lanche Whopper, o mais famoso da rede. Através de um comercial, a empresa anunciava que estava entrando para o mercado de higiene pessoal, depois desmentindo a brincadeira.

Continua depois da publicidade

5 – Habib’s lança esfiha de feijoada
No ano passado, o Habib’s no dia 1º de abril o lançamento de um novo sabor de esfiha, de feijoada, a “bib’sfiha mais brasileira que você já viu”.