Blogueira Gabriela Pugliesi é denunciada ao Conar

Postagem publicitária “velada” foi denunciada por quinze consumidoras ao órgão

Paula Zogbi

Publicidade

SÃO PAULO – A blogueira fitness Gabriela Pugliesi foi parar na lista de situações julgadas pelo Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) pela segunda vez. Agora, por conta de um conteúdo patrocinado pela Ambev.

Publicada 5 meses atrás no Instagram, a foto mostrava Pugliesi com uma garrafa de “Skol Ultra” na mão – produto que foi enviado pela própria marca. No texto, apenas elogios ao produto e o convite a experimentá-lo. Segundo o Conar, foram 15 denúncias de consumidoras depois da publicação, que não continha aviso explícito de que se tratava de um post patrocinado, por publicidade velada.

Embora a Ambev tenha argumentado que a publicação se trata de “publicidade nativa”, decorrente do envio de produtos à blogueira – e não pagamento em dinheiro -, o órgão entendeu que o conteúdo era irregular e exigiu mudanças no texto. A blogueira não se manifestou.

Continua depois da publicidade

Além da questão da publicidade velada, o órgão também viu irregularidades na imagem por conta da influência de Pugliesi sobre menores de idade e da associação da cerveja a hábitos saudáveis.

Em 2014, a blogueira já havia sido notificada por publicidade velada em seu blog, Tips4Life, na divulgação de diversos produtos.

Paula Zogbi

Analista de conteúdo da Rico Investimentos, ex-editora de finanças do InfoMoney