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SÃO PAULO – Depois de mais de 50 reclamações, o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) abriu um processo contra a Samarco pela propaganda institucional lançada neste mês em que afirma ser bom “olhar para todos os lados”.
Com exibição em alguns dos horários mais caros da televisão brasileira – como o Fantástico, da rede Globo – o comercial busca esclarecer o que a empresa vem fazendo para minimizar danos causados após o rompimento da Barragem do Fundão em novembro do ano passado. Quem fala no vídeo são funcionários da mineradora.
De acordo com o site Meio e Mensagem, o Conar abriu processo tanto contra a empresa quanto contra a agência responsável pelo material, a Tom Comunicação. As reclamações, diz o site, só mencionavam a propaganda na TV, não os demais materiais da campanha, e questionavam a veracidade das informações que constam nos depoimentos.
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A próxima reunião da Comissão de Ética do Conar, marcada para março, deve julgar o processo – isso caso o conselho não resolva suspender a veiculação imediatamente.
MPF
Na sexta-feira, 19 de fevereiro, o MPF afirmou ter enviado um ofício questionando a mesma propaganda. “Nos chama muito atenção o fato de ela alegar dificuldade financeira pra atender uma requisição do Ministério Público pra as necessidades emergenciais das vítimas e, ao mesmo tempo, gastar uma enormidade de recursos com uma propaganda que fala por meias verdades”, diz José Adércio Leite Sampaio, procurador do MPF, ao G1.
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Contatada, a Samarco teria afirmado que não foi notificada pelo Conar e nem recebeu qualquer ofício do MPF.
Veja, na íntegra, o comercial da Samarco que entrou no ar neste mês.