Samarco é processada pelo Conar após comercial; MPF pede informações

Mineradora poderá ter que prestar contas sobre os gastos e a veracidade das informações contidas na propaganda

Paula Zogbi

Publicidade

SÃO PAULO – Depois de mais de 50 reclamações, o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) abriu um processo contra a Samarco pela propaganda institucional lançada neste mês em que afirma ser bom “olhar para todos os lados”.

Com exibição em alguns dos horários mais caros da televisão brasileira – como o Fantástico, da rede Globo – o comercial busca esclarecer o que a empresa vem fazendo para minimizar danos causados após o rompimento da Barragem do Fundão em novembro do ano passado. Quem fala no vídeo são funcionários da mineradora.

De acordo com o site Meio e Mensagem, o Conar abriu processo tanto contra a empresa quanto contra a agência responsável pelo material, a Tom Comunicação. As reclamações, diz o site, só mencionavam a propaganda na TV, não os demais materiais da campanha, e questionavam a veracidade das informações que constam nos depoimentos.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A próxima reunião da Comissão de Ética do Conar, marcada para março, deve julgar o processo – isso caso o conselho não resolva suspender a veiculação imediatamente.

MPF

Na sexta-feira, 19 de fevereiro, o MPF afirmou ter enviado um ofício questionando a mesma propaganda. “Nos chama muito atenção o fato de ela alegar dificuldade financeira pra atender uma requisição do Ministério Público pra as necessidades emergenciais das vítimas e, ao mesmo tempo, gastar uma enormidade de recursos com uma propaganda que fala por meias verdades”, diz José Adércio Leite Sampaio, procurador do MPF, ao G1.

Continua depois da publicidade

Contatada, a Samarco teria afirmado que não foi notificada pelo Conar e nem recebeu qualquer ofício do MPF.

Veja, na íntegra, o comercial da Samarco que entrou no ar neste mês.

Paula Zogbi

Analista de conteúdo da Rico Investimentos, ex-editora de finanças do InfoMoney