Playboy não paga mais por nudez: “corpo da mulher não tem preço”

Com proposta de respeito às mulheres, revista brasileira envia carta à imprensa sobre nova fase

Paula Zogbi

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SÃO PAULO – Há não muito tempo, em novembro, a Editora Abril anunciou a descontinuidade da revista Playboy, conhecida antes pela nudez de famosas com altíssimos cachês. Hoje, a mesma publicação, que será impressa pela PBB Entertainment, procura se relançar como “parceira” das mulheres.

Em carta aberta enviada à imprensa, a “nova Playboy” afirma que procura “se manter a maior revista masculina do país e manter seu prestígio”, mas a partir de um “reposicionamento de valores”.

“As mulheres vão se despir como e o quanto quiserem, porque a nova Playboy defende que a nudez não deve ser comprada: a mulher é parceira e não terá mais obrigatoriedade de exibir nudez frontal. Assim, fica estabelecido que a estrela pode ter acesso a eventuais acordos e contrapartidas não editoriais, sempre articulados pela vice-presidência de Vendas, Marketing e Publicidade”, completa o e-mail, assinado pela equipe Playboy, que garante também que “os principais valores editoriais da Playboy serão preservados”. Trata-se da missão de “celebrar a vida e seus prazeres”.

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Segundo o texto, a primeira edição neste formato será lançada em abril, e haviam boatos que a famosa mais cotada para ser capa seja a apresentadora Fernanda Lima. Contudo, a escolhida foi a atriz Luana Piovani. 

Enquanto isso, a Playboy italiana deste mês traz na capa uma modelo transgênero, Vittoria Schisano. Muitas mudanças para uma marca só.

Leia a carta na íntegra: 

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Mulheres serão parceiras da nova Playboy

Revista aposta no reposicionamento dos valores editoriaisda marca para resgatar prestígio. Publicação não pagará cachê por ensaios porque defende que a nudez não deve ser comprada.

Com o desafio de se manter como a maior revista masculina do país e resgatar seu prestígio, a nova Playboy aposta no reposicionamento dos valores editoriais da marca, atualizando sua filosofia, afinal é preciso acompanhar o progresso da sociedade.

Na nova Playboy, a mulher não será objeto de nudez, ela terá voz na revista e suas histórias de vida serão valorizadas. A nudez irá sempre existir, o que muda é o tom e o olhar sobre essa estrela.

Foi pelo prazer de se despir, nesse contexto de novos valores, que a revista conquistou a primeira capa de sua nova fase. Os ensaios não serão mais pagos com cachê porque o corpo da mulher não tem preço. Na nova Playboy, não haverá leilão sobre qual estrela foi mais bem paga, porque nenhuma mulher vale mais que outra.

As mulheres vão se despir como e o quanto quiserem, porque a nova Playboy defende que a nudez não deve ser comprada: a mulher é parceira e não terá mais obrigatoriedade de exibir nudez frontal. Assim, fica estabelecido que a estrela pode ter acesso a eventuais acordos e contrapartidas não editoriais, sempre articulados pela vice-presidência de Vendas, Marketing e Publicidade.

A revista, lançada no Brasil pela Editora Abril há 41 anos, retornará às bancas de todo o país em abril e será o primeiro produto apresentado pela nova editora PBB Entertainment, que garante convergência da publicação com site, aplicativos, e-commerce e organização de eventos.

Os principais valores editoriais da Playboy serão preservados. A missão é celebrar a vida e os seus prazeres, trazendo ensaios fotográficos com mulheres e jornalismo com inteligência, sofisticação e bom humor. Aliado a isso, a PBB aposta no modelo das startups, com uma redação estruturada horizontalmente e mentalidade jovem para fazer a revista.

Capitaneada pelo publisher André Sanseverino, a equipe será dirigida por uma dupla formada pelo editor-chefe e pela diretora de criação, que representa não somente a co-gestão entre arte e texto no desenvolvimento de um novo projeto editorial e gráfico, como simboliza a união de um homem e uma mulher à frente da nova Playboy.

A PBB é fruto da união de experiências de três sócios brasileiros: os empresários Marcos de Abreu, acionista-controlador de um grupo empresarial com atuação em diversos ramos da economia, que é Presidente do Conselho Empresarial; Edson Oliveira, executivo do mercado financeiro e empreendedor nas áreas de tecnologia e gestão, que é o Vice-Presidente de Vendas, Marketing & Publicidade; e André Sanseverino, fotógrafo de moda premiado pela Playboy, com trabalho em mais de 30 países, Vice-Presidente e Publisher.

EQUIPE PLAYBOY

Paula Zogbi

Analista de conteúdo da Rico Investimentos, ex-editora de finanças do InfoMoney