Pilotos dão “rasante” com avião na Alemanha e são suspensos; assista ao vídeo da manobra

De acordo com o portal da NBC, o voo partia de Miami, Estados Unidos, na noite do último domingo, e pousou na Alemanha na manhã de segunda-feira

Júlia Miozzo

Publicidade

SÃO PAULO – Dois pilotos da companhia aérea Air Berlin foram suspensos nesta quarta-feira (18) por realizarem uma manobra de risco em Dusseldorf, na Alemanha, como uma “despedida” do último voo intercontinental da companhia, que declarou falência recentemente e cessará suas operações.

De acordo com o portal da NBC, o voo partia de Miami, Estados Unidos, na noite do último domingo, e pousou na Alemanha na manhã de segunda-feira. Apesar de proibida, alguns funcionários da torre de controle da aérea aplaudiram a manobra dos pilotos – mas a aérea, por sua vez, repreendeu a ação.

“Na aviação, segurança vem em primeiro lugar. Nós estamos levando esse incidente muito a sério. Relatos dos passageiros e inúmeros vídeos no YouTube levaram a questionamentos e especulações, que devem ser respondidos pelos pilotos e funcionários da torre de controle no decorrer das investigações. O incidente está sendo examinado cuidadosamente pela Air Berlin e as autoridades competentes. É comum que os membros da tripulação sejam dispensados do serviço até que a investigação seja concluída”, afirmou em comunicado.

Masterclass Gratuita

Rota Liberdade Financeira

Aprenda a investir e construa um patrimônio do zero com o treinamento exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Um vídeo publicado no YouTube mostra o momento em que a aeronave, um Airbus 330, realiza uma manobra próximo à torre de controle ao invés de pousar. A aérea não confirmou quantos passageiros estavam a bordo da aeronave, que tem capacidade para 290 pessoas.

O Escritório Federal de Aviação da Alemanha também se pronunciou, afirmando em comunicado que pediu esclarecimentos à aérea sobre o episódio. “Uma manobra deste tipo é um procedimento operacional comum, que deve ser dominado pelos pilotos e aplicado quando necessário. Nesse caso, o Escritório Federal de Aviação da Alemanha pediu à Air Berlin que explique sobre a manobra do Airbus 330 em Dusseldorf, já que difere das manobras de pouso normais, portanto requer esclarecimento”, escreveu.

Assista a seguir ao vídeo que registrou a manobra: 

Continua depois da publicidade