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SÃO PAULO – A Nasa vai testar uma aeronave com motores elétricos, segundo anúncio feito na última sexta-feira (17). O modelo X-57, apelidado de Maxwell, a princípio é experimental, terá apenas baterias como fonte de energia e será movido a partir da tecnologia de propulsão.
As asas são totalmente reformuladas, mais longas e finas, e têm sete motores em cada uma delas, seis voltados para decolagem e aterrisagem e um maior em sua ponta para altitudes mais altas.
Ao distribuir energia elétrica para um número determinado de motores, a expectativa é de que a energia necessária para mover um avião seja reduzida em até cinco vezes. Essa eficiência energética pode fazer com que o tempo dos voos seja reduzido e que os custos operacionais das pequenas aeronaves diminuam em 40%, pois normalmente o avião voa abaixo de sua capacidade total para ser mais eficiente.
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A aeronave também deve apresentar redução nos ruídos emitidos, já que os motores elétricos são mais silenciosos do que os convencionais, e zero emissão de gás carbônico.
Um avião comercial com um sistema de propulsão totalmente elétrico deve ficar pronto em 2035, segundo a NASA. Além do X-57, a empresa planeja introduzir outras cinco aeronaves de série X, todas voltadas para transportes de maior escala.