Nasa vai testar avião elétrico

Ao utilizar um sistema totalmente elétrico, a duração do voo pode ser reduzida, tal como os custos operacionais da aeronave

Júlia Miozzo

Publicidade

SÃO PAULO – A Nasa vai testar uma aeronave com motores elétricos, segundo anúncio feito na última sexta-feira (17). O modelo X-57, apelidado de Maxwell, a princípio é experimental, terá apenas baterias como fonte de energia e será movido a partir da tecnologia de propulsão.

As asas são totalmente reformuladas, mais longas e finas, e têm sete motores em cada uma delas, seis voltados para decolagem e aterrisagem e um maior em sua ponta para altitudes mais altas.

Ao distribuir energia elétrica para um número determinado de motores, a expectativa é de que a energia necessária para mover um avião seja reduzida em até cinco vezes. Essa eficiência energética pode fazer com que o tempo dos voos seja reduzido e que os custos operacionais das pequenas aeronaves diminuam em 40%, pois normalmente o avião voa abaixo de sua capacidade total para ser mais eficiente.

Masterclass Gratuita

Rota Liberdade Financeira

Aprenda a investir e construa um patrimônio do zero com o treinamento exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A aeronave também deve apresentar redução nos ruídos emitidos, já que os motores elétricos são mais silenciosos do que os convencionais, e zero emissão de gás carbônico.

Um avião comercial com um sistema de propulsão totalmente elétrico deve ficar pronto em 2035, segundo a NASA. Além do X-57, a empresa planeja introduzir outras cinco aeronaves de série X, todas voltadas para transportes de maior escala.