Conteúdo editorial apoiado por

Seguro do carro pode ficar até 30% mais barato com a Lei do Desmanche

Legislação que regulamenta os desmanches tem como principal objetivo coibir a venda ilegal de peças

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Se em 2011 apenas 25% dos veículos que circulavam em território nacional possuíam seguro, em 2013 este número saltou para 40%; um crescimento significativo, mas longe de ser o ideal.

Especialmente, se levamos em consideração o fato de que boa parte dos automóveis protegidos estão na região sudeste do país, onde há também maior concentração de renda. Um dos fatores que impede a adesão de um número maior de pessoas ao mercado é o preço do seguro.

Uma pedra no caminho que as seguradoras pretendem afastar com a vigência da nova Lei do Desmanche, aprovada neste mês pelo governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin. O portal Prestum Seguros conversou com algumas seguradoras para ver quais são as expectativas para o mercado de seguros.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A legislação que regulamenta os desmanches tem como principal objetivo coibir a venda ilegal de peças e, consequentemente, reduzir o índice de roubos de veículos. O aproveitamento de peças usadas – devidamente certificadas – também implica uma redução de custos significativa. O gerente da área de Automóvel da Marítima Seguros, Adriano Fernandes, também ressalta a possibilidade de viabilizar a contratação de seguros para veículos mais antigos e/ou veículos com falta de peças no mercado.

“Dessa forma, abre-se um leque de oportunidades importante para o setor. Vale considerar que está em debate um projeto de lei federal sobre o mesmo tema. Caso a iniciativa entre em vigor em todo o país, teremos uma nova gama de consumidores para serem atendidos pelo mercado”, conclui Fernandes.

Já o diretor geral da Porto Seguro, Luiz Pomarole, reforça o fato de que só a publicação da lei não basta. Para que a medida tenha o efeito esperado é importante que exista uma fiscalização para o cumprimento da lei.

“Se houver a redução esperada de roubo/furto e se as seguradoras puderem oferecer, como opção, a modalidade em que se aplica peças usadas na reparação de um veículo (isso depende de aprovação da Susep), o custo do seguro poderá ser reduzido em até 30%, dependendo da região de circulação, do ano e do modelo doveículo”, avalia Pomarole.

O diretor-executivo da Fenseg, Neival Freitas, também recebeu a Lei do Desmanche com bons olhos. Para ele, os benefícios vão além do impacto no seguro de auto e afirma que a medida também deve impactar positivamente as seguradoras dos ramos de Pessoas e de Saúde Complementar.

“A Lei terá reflexos difusos positivos em outros indicadores de segurança pública, como o de número de latrocínios, ou de saúde, tendo em vista a perspectiva de recuo no atendimento médico prestado às vítimas de roubo quando seguido de violência”, fInaliza Freitas. 

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.