Greve: Postos de gasolina em São Paulo devem ficar sem combustível nesta sexta

Sindicato de postos de gasolina de São Paulo alertou para o término dos estoques 

Paula Zogbi

Abastecendo o carro

Publicidade

SÃO PAULO – Com paralisação dos caminhoneiros, postos de combustível da cidade de São Paulo só têm gasolina disponível até esta quinta-feira, de acordo com o Sincopetro, sindicato de postos de gasolina. 

Ao G1, o presidente do Sindicato, José Alberto Paiva Gouveia, disse que a situação é “desesperadora” porque os postos não recebem gasolina desde segunda-feira. 

A situação é semelhante à do Rio de Janeiro, onde cerca de 90% dos postos já estão sem combustível, segundo o Sindestado-RJ (Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis, Lubrificantes e Lojas de Conveniência do Estado do RJ).

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Os caminhoneiros reclamam das altas consecutivas do óleo diesel desde 03 de julho de 2017, quando a Petrobras adotou uma política de preços baseada na cotação internacional do Petróleo.

Nesta quarta-feira (23), o plenário da Câmara dos Deputados aprovou, em votação simbólica, uma versão reduzida da reoneração da folha de pagamento para determinados setores da economia e zerou a alíquota de PIS/Cofins que incide sobre o diesel até o final do ano. Mas isso não foi suficiente para a categoria, principalmente considerando que a medida ainda deve ser aceita pelo Senado antes de entrar em vigor. 

De acordo com a Abcam, associação dos caminhoneiros, só haverá possibilidade de recuo do movimento quando uma lei for publicada no Diário Oficial. Em nota, o movimento afirmou que “não confia mais no governo federal”. 

Continua depois da publicidade

Líderes do movimento terão encontro com a cúpula do governo federal às 14h no Palácio do Planalto. “Se na reunião de hoje o ministro Padilha e todos os ministros participantes anunciarem ‘está aqui, o presidente assinou e o PIS e o Cofins estão fora disso aqui até o final do ano’ (ou no outro ano, não sei), aí o movimento é suspenso. Porque, veja bem, não é só no óleo diesel que tem que tirar o PIS e o Cofins, tem que tirar dos combustíveis, porque o povo também está sendo beneficiado com isso, e é o que esperamos hoje”, afirmou o presidente da Abcam, José da Fonseca Lopes, em entrevista à Rádio Eldorado.

Paula Zogbi

Analista de conteúdo da Rico Investimentos, ex-editora de finanças do InfoMoney