Ovos de páscoa chegam a custar 450% a mais que chocolate tradicional

Os encargos tributários dos ovos de páscoa chegam a 38,53% do preço do alimento

Juliana Américo Lourenço da Silva

Publicidade

SÃO PAULO – Todos os anos os consumidores reclamam dos preços dos ovos de chocolate. Nesta Páscoa o cenário não está diferente; segundo dados do IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação), os consumidores que comprarem um ovo de páscoa irão pagar 38,53% em impostos.

E não adianta tentar escapar da tributação, o imposto de uma caixa de bombons é de 37,61% e, no caso do chocolate em barra, os encargos tributários chegam a 38,60% do preço do alimento.

Além disso, se o consumidor comparar o preço dos chocolates em barra e as suas versões em forma de ovo vai perceber que a diferença ultrapassa os 400%. Por exemplo, pelo valor de um ovo Alpino, de 350 gramas, é possível comprar oito unidades do mesmo chocolate, que custa R$ 4,49 a barra de 150 gramas – a diferença entre os preços é de 450%, considerando o valor da grama para cada produto.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

No ano passado, uma imagem que comparava o preço de um ovo Alpino e de uma barra do mesmo chocolate, ambos da Nestlé, viralizou na internet. Em nota, a empresa informou que a “produção e distribuição envolve uma série de necessidades específicas, como a contratação de mão de obra temporária, desenvolvimento de embalagens especiais, processo manual de embalagem, armazenamento e transportes especiais, entre outros”.

Confira a diferença de preços de alguns ovos de páscoa e seus respectivos chocolates: