Em minhas-financas / planeje-suas-financas

Certidões de nascimento, casamento e óbito mudam a partir de hoje; veja novo modelo

Entre as alterações, as três certidões passarão a ter o número do CPF incluso 

Novos modelos de certidões
(Divulgação)

SÃO PAULO - O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) mudou os formatos das certidões de nascimento, casamento e óbito nesta terça-feira. Entre as alterações, as três certidões passarão a ter o número do CPF incluso.

A ideia das mudanças é padronizar as certidões, e integrar os dados dos cidadãos para aumentar a “confiabilidade da documentação e diminuir as possibilidades de fraudes” no país, segundo o documento divulgado pelo CNJ.  

Black Friday InfoMoney: sua única chance de comprar nossos cursos com 50% de desconto

Além disso, agora as certidões terão o termo “filiação", ao invés de "genitores". Dessa maneira, é possível o recém-nascido tenha duas mães, dois pais e duas mães e um pai, por exemplo.

O mesmo vale para casais que tenham optado por “técnicas de reprodução assistida”, como é o caso da barriga de aluguel e da doação de material genético.

Outra mudança que foi incluida, será o reconhecimento da união pública e duradoura entre pessoas do mesmo sexo como família para toda a administração pública e Poder Judiciário.

Nas certidões de óbito, o lançamento de todos os documentos permitirá o cancelamento automático dos documentos do falecido pelos órgãos públicos, para diminuir o número de fraudes.

As mudanças passam a valer em todo o Brasil, deverão ser implementadas até dia 1 de janeiro de 2018.

Contato