De falido a milionário: empreendedor de sucesso diz que pensar só no dinheiro não é bom

“Se você quer ser um empreendedor de sucesso, não corra atrás do dinheiro”, afirmou Tomas Gorny

Giovanna Sutto

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SÃO PAULO – “Se você quer ser um empreendedor de sucesso, não corra atrás do dinheiro”, afirmou Tomas Gorny ao site Entrepreneur, um empreendedor que promove a ideia de que grandes ideias são mais importante do que acumular riqueza.

Parece surpreendente? Gorny aprendeu essa lição de maneira difícil. Depois de uma infância dura na Polônia, migrou para os Estados Unidos ao fim da adolescência com muito pouco dinheiro e fez milhões. Mas ele perdeu tudo e teve que recomeçar do zero.

Gorny teve de perder tudo – duas vezes – até que ele fundou sua empresa atual, Nextiva, uma companhia de telecomunicações situada em Scottsdale, Arizona, onde agora supervisiona mais de 500 empregados.

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Ele dá dicas de como se superou e mantém seu negócio:

1. Não subestime as pessoas com base em sua aparência ou fala

No início de sua carreira, Gorny experimentou a falta de respeito no mundo dos negócios por causa de seu sotaque do Leste Europeu. “Eu era percebido como um cara polonês estúpido e jovem”, disse. Ao invés de deixar comentários preconceituosos o derrubarem, ele trabalhou duro. Em pouco tempo se tornou respeitado.

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Gorny aprendeu a nunca subestimar ninguém por causa da aparência, comportamento ou sotaque. Hoje, quando ele pensa sobre a contratação de alguém, ele olha para o caráter da pessoa, a sua atitude, nível de habilidade e potencial de adaptação cultural.

2. Não tenha medo de falhar 

A primeira empresa de Gorny era um negócio de distribuição que ele lançou na Alemanha com 17 anos. Ele vendeu em 1996 para conseguir imigrar para os Estados Unidos, mas tinha dinheiro suficiente para sobreviver por apenas seis a oito meses. Ele virou sócio de uma startup e viveu com apenas US$ 3 (cerca de R$ 7) por dia e começou a juntar dinheiro para o seu negócio. Com muitas horas e trabalho duro, seu negócio virou realidade. 

O empresário perdeu quase toda a sua fortuna quando a bolha da tecnologia estourou. Cinco anos depois de chegar no país. Ele estava certo de voltar para onde começou. No entanto, este contratempo não o parou. Com cerca de US$ 6.000 (algo próximo e R$ 20 mil) que tinha guardado a vida toda, lançou uma empresa de telecomunicações e construiu a segunda maior empresa em seu setor.

3. Aproxime-se da perspectiva do cliente

Os clientes são os melhores professores para o empresário. Um negócio que pode oferecer produtos de qualidade que resolvem os problemas de um cliente vai se tornar referência e trazer resultados. Como proprietário de um negócio, você deve ser inteligente para entender seus clientes: Quais os problemas que eles estão enfrentando, e como você pode tornar a vida deles mais fácil? Gorny recomenda solicitar feedback do cliente ao invés de assumir que a sua solução é o caminho certo. 

O empresário aprendeu o valor de atrair os clientes em seus primeiros dias nos Estados Unidos. Ele precisava de um novo par de sapatos, então ele entrou em uma loja e viu uma promoção, na qual você pagava um calçado e levava dois. Mesmo que ele não precisasse de dois pares, o conceito de marketing e produto de embalagem o atraiu. Essa experiência moldou sua abordagem ao negócio avançar.

4. Concentre-se em construir o seu negócio e não pense só no dinheiro  

O processo de acerto, falha e sucesso novamente ensinou Gorny a não se concentrar só no dinheiro. “Quando eu perdi meu dinheiro, eu reconheci que para ter sucesso precisava me concentrar em fornecer valor aos clientes, não o quanto dinheiro isso poderia trazer. Pelo menos em um primeiro momento”, diz ele. “Agora vivo esse princípio, e esse é o valor que levo para as minhas empresas”, afirmou o empreendedor.

Pode ser fácil para os empresários se envolverem no jogo de levantar capital, aperfeiçoar uma estratégia de saída e venda de uma empresa para o maior lance, mas esta abordagem é míope. Como a história pessoal de Gorny prova, é uma boa se concentrar no produto e no serviço do que no dinheiro, apenas.

Giovanna Sutto

Repórter de Finanças do InfoMoney. Escreve matérias finanças pessoais, meios de pagamentos, carreira e economia. Formada pela Cásper Líbero com pós-graduação pelo Ibmec.