Quer ficar rico? Aprenda a controlar a mente ao invés do dinheiro

Motivação e foco são importantes na hora de construir um patrimônio

Publicidade

SÃO PAULO – Na tentativa de ficar rica, a maioria das pessoas se preocupa com o orçamento. Porém, a mente e questões psicológicas desempenham um papel muito maior na hora de alcançar nossos sonhos financeiros do que as pessoas imaginam.

Por isso, para conseguir juntar uma fortuna, é preciso trabalhar a mente – e para isso, não é preciso gastar nenhum centavo. De acordo com o site The Simple Dollar, o livro “Pense e Enriqueça”, de Napoleon Hill é um bom exemplo de como é possível trabalhar a mente em favor das finanças.

Na obra, o autor, que levou 20 anos realizando suas pesquisas, analisa como grandes empresários e investidores acumularam riqueza, entre os personagens do livro estão Henry Ford, Theodore Roosevelt, John D. Rockefeller, Thomas Edison e Andrew Carnegie.

Exclusivo para novos clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Hill descobriu os bilionários e milionários que ele entrevistou tinham uma coisa em comum: um objetivo definido. Quando você sabe o que quer, consegue atingir mais rápido as metas do que quem não sabe.

Ele ainda destaca que uma causa muito comum da falha é desistir quando somos confrontados com a derrota temporária. Por isso, ter um propósito claro nos permite saber o motivo do que estamos fazendo e o que pode ajuda a manter a motivação em dias difíceis.

Veja seis passos de como tornar os sonhos financeiros em realidade:

Continua depois da publicidade

1- Descobrir a quantidade exata de dinheiro que você deseja
Querer ser rico ou se ver livre das dívidas não é suficiente. É preciso calcular exatamente a quantia que você quer para poder saber suas metas. Neste caso, vale a orientação que todos os educadores financeiros falam: quando for juntar dinheiro, tenha um objetivo, caso contrário, você vai acabar gastando o valor com outras coisas.

2- Decida o que você está disposto a fazer em troca do dinheiro que você deseja
Não existe árvore de dinheiro. Então, você precise escolher a profissão que te agrada mais e ir atrás das pessoas que estão dispostas a pagar pelos seus serviços.

3- Estabeleça uma data definida de quando a meta vai ser alcançada
Seja específico e realista. Se você quer juntar R$ 1 milhão, por exemplo, estabeleça um prazo, de preferência possível, para conseguir.

4- Crie um plano de como você irá acumular o dinheiro – e comece de uma vez
A ação para um plano imperfeito é melhor do que nenhuma ação em um plano perfeito. Determine minunciosamente quais caminhos você irá seguir para alcançar a riqueza e, o mais importante, não deixe para depois.

5- Não se esqueça da meta
Anote quais são seus objetivos e leia em voz alta duas vezes por dia:  uma de manhã e outra à noite, antes de dormir. Dessa forma, você não vai desviar do objetivo.

6- Organize as prioridades
Normalmente, as pessoas têm vários objetivos financeiros e de vida. Liste os mais importantes e priorize-os.