8 erros fatais para quem quer ficar rico

Pessoas com dinheiro acompanham de perto as suas finanças para garantir que nada vai dar errado

Publicidade

SÃO PAULO – Não são poucos aqueles que querem ficar ricos, porém, a tarefa de ganhar dinheiro é mais difícil do que parece. Por isso, muitos acabam cometendo alguns erros no meio do caminho.

Em entrevista para a revista Entrepreneur, o empreendedor Grant Cardone explica que, apesar do que a maioria pensa, as pessoas com dinheiro acompanham de perto as suas finanças para garantir que nada vai dar errado.

Veja abaixo alguns erros que são, praticamente, fatais para quem está querendo engordar a conta bancária:

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

1- Buscar conforto e não liberdade
O conforto é elemento mais perigoso do mundo das finanças e, em geral, é o que a classe média busca, afirma Cardone. No entanto, o foco do empreendedor deve estar na liberdade; ou seja, não se deve pensar em ficar rico para se aposentar e sim para poder fazer o que quiser.

2- Diversificar os negócios
Não são poucos os que defendem a diversificação como uma alternativa para os empreendedores. Afinal, se o negócio em uma área de atuação quebrar, a falência poderia ser atenuada pelos negócios em outros setores. No entanto, essa linha de raciocínio está errada por uma razão: quem diversifica não se especializa. Quem quer ficar rico deve aprender tudo o que puder sobre um tipo de negócio e prosperar nele.

3- Depender de apenas uma fonte de renda
O foco em apenas uma área de atuação não obriga um empreendedor a ter só uma fonte de renda. O empresário recomenda que uma parte dos lucros seja investida em fluxos confiáveis, como fundos de investimentos ou imóveis. “Isso não é uma diversificação, e sim uma fortificação de riqueza.”

Continua depois da publicidade

4- Comparar-se a outros
Evite se comparar com outras pessoas, pois cada um tem problemas e habilidades diferentes. As finanças de outra pessoa, independente se são melhores ou piores que a sua, não vão pagar suas contas, não vão financiar sua aposentadoria e não irão lhe fornecer paz de espírito. 

5- Investir em tendências
Evite investir nas “melhores e mais recentes” tecnologias que podem acabar sendo substituídas por novos desenvolvimentos tecnológicos rapidamente. Grandes empreendedores investem em negócios pouco glamourosos; caso de Warren Buffett, que possui ferrovias, seguros e alimentos.

6- Confiar em pessoas sem fundamentos
Cardone conta que o seu maior erro financeiro foi confiar ingenuamente em um grupo de pessoas só porque ele gostava deles e o faziam se sentir bem, sem levar em conta que elas não tinham informações suficientes para abrir um negócio. “Ignore seus sentimentos quando se trata de pessoas e sempre procure evidências sólidas.” 

7- Confiar somente na poupança
É impossível criar riqueza real apenas por poupar dinheiro. De acordo com o especialista, essa modalidade de investimento rende pouco e nos motiva a “criar emergências” para gastar o que está no banco, sendo que essas “emergências” não são tão urgentes assim e são uma razão que encontramos para gastar.
Cardone diz que, para garantir riqueza, ele move seu dinheiro para investimentos que não podem ser resgatados facilmente.

8- Tentar impressionar
Existem alguns endinheirados tentam impressionar os outros com a forma como gastam dinheiro com carros esportivos, roupas de marca e experiências de luxo que poucos podem ter acesso. “Os ricos não estão tentando impressionar ninguém, eles estão em busca de liberdade”.