Redes sociais são o 2º destino para reclamações dos consumidores mais jovens

Após reivindicarem seu direitos pelos órgãos de defesa do consumidor, jovens entre 20 e 29 anos preferem reclamar pelas redes sociais

Heraldo Marqueti Soares

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SÃO PAULO – Ninguém discorda de que a interação homem-internet é mais intensa entre os mais jovens e intensificando isto, uma pesquisa mostrou que aqueles com idade entre 20 e 29 anos tem as redes sociais, como o Facebook, como o segundo destino para suas reclamações, depois dos próprios órgãos de defesa do consumidor.

Entre 3 mil internautas pesquisados, 406 possuem esta faixa etária, sendo que 34% deles preferem registrar suas reclamações de consumidores nas redes. Os dados foram divulgados pela agência de marketing Leadpix nesta segunda-feira (21).

Já considerando os entrevistados de todas as faixas etárias que participaram da pesquisa, 84% buscam primeiramente os órgãos de defesa do consumidor e 28% vão primeiramente às redes sociais.

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Para Cristina Panella, uma das responsáveis pela pesquisa, o uso das redes sociais pelos jovens tem mais a ver com o fato de desejarem compartilhar com os amigos suas situações – e de serem, antes de mais nada, ouvidos. “O fato é ainda mais relevante quando consideramos o poder de disseminação e viralização das redes e consequentemente o impacto na imagem e reputação das empresas”, relata ela explicando que nas redes sociais os consumidores são bem mais ouvidos, já que esta prática muitas vezes não é oferecida pela empresa e seu SAC (Sistema de Atendimento ao Consumidor).

Confiança
Outro dado interessante divulgado pela pesquisa é que mais da metade dos entrevistados (59%) não voltou a comprar na loja ou prestador de serviço sobre os quais já efetuou uma reclamação. Já 15% nem se lembra se voltou a comprar no mesmo local.