42% dos brasileiros concordam que casais gays devem ter o mesmo direito dos heteros

Entretanto, 37% disseram que não aceitariam um filho homossexual

Karla Santana Mamona

Publicidade

SÃO PAULO – Uma pesquisa realizada pelo Instituto Data Popular revelou que 42% dos brasileiros são favoráveis que casais do mesmo sexo tenham os mesmos direitos civis de casais heterossexuais. Outros 38% são contra.

Entre os que não concordam, os homens representam 47%, contra 35% das mulheres. Por faixa etária, aqueles que têm 50 anos ou mais são os que mais discordam. Nesse caso, o percentual é de 47%. Em seguida aparecem aqueles com 16 até 24 anos, com 35%, de 35 a 49 anos, com 34% e 25 a 34 anos, com 32%.

Já entre os que concordam, o destaque são os brasileiros que têm entre 16 e 24 anos (50%), seguido pela faixa etária de 25 anos a 34 anos (48%), de 35 até 49 anos (42%) e de 50 anos ou mais (31%).

Exclusivo para novos clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Se seu filho fosse gay
O estudo questionou também se os entrevistados aceitariam se os filhos fossem homossexual. Do total, 37% disseram que não aceitariam de forma alguma, enquanto 47% disseram que sim.

Novamente, a rejeição é maior entre os homens (45%), contra 35% das mulheres.

Por idade, os percentuais de rejeição são maiores de acordo com o aumento das faixas etárias, sendo, comparados à média geral, menores entre o público jovem e maiores entre as pessoas mais velhas.

Continua depois da publicidade

Sobre a pesquisa
O estudo foi realizado com 1.264 pessoas em cem cidades, de todas as regiões brasileiras, no primeiro trimestre desse ano.