Sonegação de imposto em São Paulo chega a R$ 132 bilhões por ano

O valor equivale a 24,5% do total arrecadado, considerando os impostos das três esferas: federal, estadual e municipal

Karla Santana Mamona

Publicidade

SÃO PAULO – O estado de São Paulo deixa de arrecadar R$ 132 bilhões por ano devido à sonegação. O valor equivale a 24,5% do total arrecadado, considerando os impostos das três esferas: federal, estadual e municipal.

Os dados fazem parte de um levantamento divulgado pelo Sinprofaz (Sindicato Nacional dos Procuradores da Fazenda Nacional) nesta segunda-feira (24).

Sobre os dados de sonegação do estado paulista, o presidente do Sinprofaz e procurador da Fazenda Nacional, Allan Titonelli Nunes, afirma que se não houvesse sonegação fiscal em São Paulo, os contribuintes atuais poderiam ser desonerados em quase 25% da carga atual sem que a arrecadação fosse prejudicada.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Sonegômetro
Para chamar a atenção da população para os altos índices de sonegação fiscal no País, o Sinprofaz desenvolveu o “Sonegômetro”, ferramenta que mensura a sonegação fiscal em tempo real, disponível no site (www.sonegometro.com).

Nesta segunda (24) e terça-feira (25), um placar móvel do sonegômetro circulará pelas principais vias da capital paulista mostrando em tempo real o quanto o estado deixa de arrecadar todos os dias.