Saque de conta inativa do FGTS está perto de ser liberado

De acordo com agência, a ordem de saque ocorrerá junto com aniversário do contribuinte

Paula Zogbi

Publicidade

SÃO PAULO – A Caixa liberará o calendário de saques de contas inativas do FGTS no mês que vem. De acordo com a agência O Globo, já em fevereiro será possível sacar, de acordo com a data de aniversário do contribuinte: quem nasceu em fevereiro, portanto, já obterá a liberação na primeira leva.

O critério por mês de nascimento já é aplicado pela Caixa para saques de FGTS por outros motivos, como demissão sem justa causa. Nesta nova leva, anunciada por Michel Temer em dezembro passado, todos os contribuintes com contas inativas encerradas até 31/12/2015.

Para consultar sua possibilidade de sacar, o trabalhador deve acessar o site ou o aplicativo da Caixa e verificar se a data de afastamento é anterior ao limite estabelecido.

Continua depois da publicidade

Embora o governo tenha afirmado que pretende, com a medida, que trabalhadores quitem suas dívidas, especialistas sugerem que quaisquer contribuintes com contas inativas deveriam sacar esse montante e aplicar de outras maneiras. Até mesmo a poupança é mais vantajosa que o FGTS, cujo rendimento é de apenas 5% anualmente.

Paula Zogbi

Analista de conteúdo da Rico Investimentos, ex-editora de finanças do InfoMoney