5 mitos sobre os programas de recompensa dos cartões de crédito

Saiba como os programas realmente funcionam e o que pode não valer a pena

Júlia Miozzo

Publicidade

SÃO PAULO – Os prêmios que as compras de cartão de crédito oferecem são os mais variados – e encantadores – possíveis: as milhas e pontos obtidos podem ser trocados por dinheiro, passagens de avião, bicicletas e outros produtos.

Mas antes de acumular pontos através de seus gastos, procure saber como funciona o sistema de pontuação e milhagem e analise os prós e contras dele, aconselha o The Simple Dollar, que também citou os cinco mitos sobre as recompensas de cartão de crédito.

Mito número 1: as recompensas são fáceis de serem recuperadas
As milhas de companhias aéreas podem ser difíceis de recuperar – especialmente se você tem destinos e data já em mente. Para pegar as melhores recompensas, você ter que ser flexível e até mesmo estar disposto a aguentar diversas escalas e voos em horários ruins. Além disso, você deve encontrar disponibilidade nos voos, o que pode dificultar o uso de suas milhas.

Exclusivo para novos clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Mito número 2: buscar as recompensas vai acabar destruir seu nome
Um dos mitos mais comuns é que ter muitos cartões para prêmios diferentes vai acabar sujando seu nome. Embora seja fácil entender porque muitas pessoas têm essa preocupação – a quantidade de cartões leva ao descontrole -, solicitar um novo cartão ocasionalmente não prejudicará seu crédito em longo prazo. Pagar contas atrasadas ou manter dívidas impagáveis no cartão de crédito que pode causar estragos em seu nome, então tome cuidado. 

Mito número 3: você está pagando por essas milhas
Se as pessoas mantivessem suas contas em dia, nunca pagassem juros e evitassem taxas ligadas ao cartão de crédito, poderiam receber várias recompensas todo o ano sem alterar seu padrão de consumo.O problema é quando as dívidas não são inteiramente pagas e os clientes acabam carregando o saldo.

Obviamente, pagar juros em suas compras acaba com o valor de qualquer recompensa que você receber. Pior ainda, as recompensas geralmente vêm com juros acima da média, o que pode dificultar a saída da dívida.

Continua depois da publicidade

Mito número 4: as recompensas de cartão de crédito tornam viagens gratuitas
É fácil encantar-se com a ideia de ganhar voos gratuitos ou estadias em hotéis, mas esse não é o final da história. Ela não torna a sua viagem em algo gratuito. 

Por exemplo, quando você troca suas milhas aéreas para passagens, você continua sendo responsável pelos impostos determinados pelo governo e taxas de embarque. As milhas podem tornar seu voo gratuito, mas você não pode usá-las para pagar taxas.

Além disso, no caso de estadia em hotel, você pode ter que pagar por serviço de internet, estacionamento ou taxa de resort – sem contar nos gastos de viagem, como transporte, alimentação e o dinheiro extra.

Mito número 5: elas não valem o esforço
Quem leva a sério o programa de pontuação e concentra seus gastos no cartão de crédito pode fazer diversos pontos por ano, sem o mínimo esforço. A cada ano, as pessoas que buscam milhas aéreas ou pontos de fidelidade em hotéis podem fazer viagens que, de outra maneira, não conseguiriam pagar.