Número de cheques devolvidos em abril foi maior em cinco anos, diz Serasa

Percentual de devoluções de cheques pela segunda vez por insuficiência de fundos foi de 2,13% em abril deste ano

Nara Faria

Signing a check cheque

Publicidade

SÃO PAULO – O percentual de devoluções de cheques pela segunda vez por insuficiência de fundos foi de 2,13% em abril deste ano, aumento em relação ao percentual de 2,09% registado no mesmo período do ano passado. Já em relação ao mesmo de março houve queda, quando o percentual de devolução foi de 2,21%.

No mês foram devolvidos 1.339.857 cheques e compensados 62.795.824, de acordo com os dados foram revelados pelo indicador Serasa Experian de cheques sem fundo.

Apesar do recuo em relação a março, a quantidade de devolução foi a mais alta dos últimos cinco anos para um mês de abril, perdendo apenas para a inadimplência com cheques ocorrida em abril de 2009, quando atingiu 2,22% do total de cheques compensados.

Exclusivo para novos clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Segundo os economistas da Serasa, o encarecimento do custo do crédito, com altas sucessivas da taxa básica de juros (Selic), e a elevação da inflação afetam negativamente a capacidade dos consumidores em honrar em dia os seus compromissos.

No acumulado do primeiro quadrimestre de 2014, o percentual de devolução de cheques sem fundos foi de 2,11%, superior à devolução de 2,09% ocorrida ao longo dos primeiros quatro meses de 2013.

No levantamento por região, Roraima liderou o ranking estadual dos cheques sem fundos nos primeiros quatro meses de 2014, com 12,30% de devoluções. O Amazonas, por sua vez, foi o estado com o menor percentual (1,22%). Entre as regiões, a Norte foi a que liderou o ranking, com 4,37% de cheques devolvidos, ao passo que a região Sudeste foi a que apresentou o menor percentual (1,64%).