Amazon pode ter vencido primeira “batalha” contra Google nos EUA

Levantamento realizado nos EUA mostra que 38% das pesquisas de produtos acontece diretamente pela plataforma da Amazon

Paula Zogbi

Publicidade

SÃO PAULO – Uma pesquisa de 2016 descobriu que a maior parte dos usuários dos EUA realiza pesquisas por produtos de varejo diretamente pela Amazon. Isso já acontece, de acordo com a PoweReviews, em 38% dos casos, enquanto 35% dos consumidores ainda preferem fazer a busca pelo Google, Bing e Yahoo.

O levantamento foi publicado no primeiro semestre de 2016 pela PowerReviews. Foram consultados mais de 1.000 consumidores dos Estados Unidos.

Dentro desses 35%, a pesquisa descobriu que 41% clicam em resultados da Amazon, 41% vão para outros sites de varejo e 18% desses clicam em sites de grandes marcas. Da parcela de usuários que utilizam os buscadores, 52% clicam em produtos anunciados no Google Shopping.

Masterclass Gratuita

Rota Liberdade Financeira

Aprenda a investir e construa um patrimônio do zero com o treinamento exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Motivos

Os usuários também explicaram à pesquisa os motivos para preferirem pesquisar diretamente através da Amazon. Para 79%, a principal razão é a variedade de produtos. O frete grátis foi citado por 64%; melhores negócios por 60%; maior número de resenhas de produtos em 55% e maior capacidade de pesquisa por 54%.

Para a entidade responsável pela pesquisa, marcas que pretendam recuperar seus clientes em compras virtuais, eles devem focar em lealdade e experiência do consumidor, já que não podem competir com a variedade de produtos oferecida pela Amazon (ou pelo próprio Google).

Continua depois da publicidade

Entre os consumidores que começam a pesquisa diretamente no site da varejista ou da marca, 56% o fazem por experiência de navegação e 48% por lealdade.

Paula Zogbi

Analista de conteúdo da Rico Investimentos, ex-editora de finanças do InfoMoney