Supermercado mensal ou toda semana; veja a melhor opção para o seu perfil

Melhor opção para um perfil pode ser um fiasco no dia a dia de outra pessoal

Nara Faria

Publicidade

SÃO PAULO – Nem mesmo economistas apontam a forma mais certeira entre comprar mensalmente no supermercado ou uma vez no mês. A resposta depende  do perfil, da renda, da organização e das necessidades de cada consumidor.

São infindáveis os motivos pelos quais ir às compras uma vez a cada 30 dias pode ser vantajoso para você, mas um fiasco para outra pessoa, que se dá melhor em compras semanais. Mas como definir a melhor forma para o seu perfil? 

Antes de qualquer coisa, marque tudo que consome e a frequência que sente necessidade de fazer compras e durante dois meses observe quais os hábitos seus e de sua família. Marque quanto tempo dura os alimentos, quais acabam rápido e quais sobram. Divida as compras em grupos e faça as mesmas anotações com todos eles: uso pessoal, produtos de limpeza, alimentos. Depois de ponderar e definir qual o ritmo familiar, liste vantagens e desvantagens de cada opção e faça sua escolha. Veja algumas dicas do Portal Meu Bolso feliz, uma iniciativa do SPC Brasil, para encontrar a melhor forma para o seu dia a dia.

Exclusivo para novos clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Defina a melhor opção para o seu perfil
 Opções Vantagens Desvantagens
Compra mensal

Descontos: Já que não tem planos de voltar ao mercado em um prazo inferior a 30 dias, você precisará comprar vários itens repetidos, como sabonete, por exemplo. O melhor, então, é procurar um atacado. Lá, conseguirá diminuir o valor individual do produto ao adquiri-lo em maior quantidade. Assim, a economia no gasto total da compra será certo!

Tempo extra: Sem dúvida sobrará mais tempo para os outros afazeres da vida, pois você conseguiu reduzir a função de empurrar os carrinho entre as prateleiras de quatro vezes para apenas uma por mês.

Melhor planejamento diário: Você já sabe o que tem em casa e pode programar os afazeres domésticos sem se preocupar em checar o que tem – ou não – em casa.

Poucas ofertas: Com certeza você terá menos acesso às promoções semanais. Pegar uma oferta relâmpago, então, só com muita sorte.

Dimunuição do poder de pesquisa: em geral, quem faz compras mensais vai direto a único supermercado e não se desloca por vários estabelecimentos para comprar o que tem de mais em conta em cada um deles

Compra semanal
Comparação de preços:
 Como visitar o supermercado a cada sete dias, poder ir em locais diferentes para comparar preços. Isso aumenta sua capacidade de avaliação de custo benefício.

Promoções para todos os bolsos: limentos e ofertas fresquinhas sempre à mão. E as chances de produtos com a data de vencimento próxima de expirar estarem mais baratos são maiores

Mais tentações: Quanto mais vezes vai ao supermercado, maiores são os riscos de cair em tentação e comprar guloseimas e artigos supérfluos.

Menos descontos: Embora consiga se dar bem nas promoções da semana, perde a chance de economizar no valor unitário de um produto ao levar várias unidades de um mesmo item.