Volkswagen vai construir nova marca exclusiva para mercados emergentes

Montadora promete carros mais baratos, a começar pela China; produção começa em 2016

Felipe Moreno

Publicidade

SÃO PAULO – A Volkswagen deve começar uma nova marca para carros populares, anunciou a empresa à Reuters chinesa, no salão do automóvel de Beijiing. Exclusiva para mercados emergentes, a Volks deve começar a produzir essa marca em 2016, passando para os outros mercados se tiver sucesso. 

“O conceito e design estão feitos, vamos produzir todos os componentes na China”, disse Hans Demant, executivo da montadora. Na China, carro deve custar até US$ 7 mil, cerca de R$ 15,5 mil – embora os impostos no Brasil sejam maiores e, provavelmente, devem jogar o preço para cima caso essa marca venha ao País.

A Volks costumava ser sua própria marca de carros populares – algo que, aqui no Brasil, ainda é verdade, com carros como Gol e Up!. Na Europa, porém, a marca de carros populares comandada pela Volks já foi a SEAT e Škoda, que também tem feito esse papel na China e no resto do mundo – embora não presente no Brasil. 

Masterclass Gratuita

Rota Liberdade Financeira

Aprenda a investir e construa um patrimônio do zero com o treinamento exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Contudo, essa marca tem elevado a qualidade e o preço de seus carros, e passou a competir com os carros da própria mercado Volkswagen. A decisão, aparentemente, vem para “imitar” o sucesso da marca Dacia, da Renault – que atualmente está presente em praticamente todo o mundo. A Nissan também está se mexendo com a Datsun. 

Na China, a Volks tem montado carros antigos de outras gerações para tentar manter-se no complicado, e gigantesco, mercado. Algumas especulações são sobre o retorno das marcas NSU e DKW – mortas pela Volks, mas que já tem reconhecimento internacional.