Procon-SP notifica GM por divulgar recall incompleto de dois veículos

Órgão diz que montadora não especifica os potenciais riscos e implicações que as falhas detectadas oferecem à saúde dos clientes

Heraldo Marqueti Soares

Publicidade

SÃO PAULO – O Procon-SP notificou a General Motors nesta terça-feira (18) por divulgar recalls incompletos de dois modelos: Agile e Montana, ambos de 2013.

Segundo informou o Procon-SP, no texto sobre o recall, a empresa não especifica os potenciais riscos e implicações que os defeitos na linha de montagem oferecem à saúde e segurança dos consumidores.

No comunicado, a empresa diz que “os veículos identificados apresentam uma não conformidade na fabricação da tubulação de alimentação de combustível que danificou a superfície interna do tubo”, quando seria necessário informar que, com o defeito, existe o risco de vazamento de combustível com possibilidade de incêndio no compartimento do motor.

Continua depois da publicidade

A GM tem até a próxima sexta-feira (21) para regularizar o comunicado de recall dos dois modelos. Em resposta ao portal InfoMoney, a empresa afirmou que “ratifica o integral cumprimento aos requisitos legais vigentes, inclusive quanto à comunicação aos consumidores a respeito dos riscos decorrentes do recall anunciado”.

Cuidados
O Procon-SP orienta os consumidores de carros a procurar um órgão de defesa do consumidor caso encontrem qualquer dificuldade para efetuar o reparo e a substituição do veículo.

O órgão ainda informa que o recall envolve os modelos adquiridos tanto em concessionárias quanto via pessoa física e que não existe prazo limite para que a montadora faça o atendimento aos consumidores que adquiriram os veículos com erros de fabricação.

Continua depois da publicidade

Os modelos do recall são respectivamente: