A nova (e arriscada) aposta de Temer para se fortalecer no jogo eleitoral de 2018

Focando mais em segurança com a intervenção no Rio, presidente busca conectar seu governo a uma das principais preocupações dos eleitores - mas há riscos caso a medida não seja bem-sucedida

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – A decisão anunciada na última sexta-feira de intervenção na segurança pública no Rio de Janeiro diz muito sobre a situação complicada que o estado vive atualmente. Mas, além disso, traz indicações bastante importantes sobre quais serão as demandas da população brasileira durante as eleições – e como os políticos estão se movimentando para isso.  

 Quer investir em ações da Vale pagando só R$ 0,80 de corretagem? Clique aqui e abra sua conta na Clear

O decreto de intervenção, conforme destacado pela consultoria de risco político Eurasia Group na última sexta, representa uma mudança importante na tática do governo antes das eleições. Até agora, o governo Temer tinha se concentrado na aprovação de reformas econômicas favoráveis ao mercado – e muitas vezes impopulares – no Congresso.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

A Eurasia lembra que o presidente chegava até a se gabar no ano passado de que não estava preocupado com os baixos índices de aprovação.  Mas a reação do governo está mudando claramente à medida que a eleição se aproxima. Para a consultoria, é muito improvável que Temer seja um candidato à reeleição, mas a sua aprovação impacta os aliados postulantes à presidência. 

“A crise de segurança do Rio, então, oferece uma oportunidade para sua administração mudar sua agenda abordando uma questão que está entre as principais prioridades dos eleitores”, afirma a Eurasia. Pelo mesmo motivo, os presidentes da Câmara Rodrigo Maia e do Senado, Eunício Oliveira, vêm pressionando por medidas relacionadas à segurança desde o final do período legislativo, no início deste mês. Temer também anunciou neste fim de semana a criação do Ministério da Segurança.

“Claro, a crise do Rio garante essas novas ações por si só, não apenas como um meio para aumentar a popularidade do governo. Mas também pode jogar a favor do governo, oferecendo aos seus aliados uma plataforma mais consistente para suas campanhas”, aponta a Eurasia.

Continua depois da publicidade

Os jornais do último fim de semana corroboram essa avaliação destacando que, com essa medida, Temer avalia que poderá colher os frutos da intervenção no Rio caso ela se mostre bem-sucedida, podendo inclusive poder se cacifar na disputa eleitoral, algo praticamente impossível neste momento em que ele possui míseros 3% de aprovação popular. O presidente só considera ser candidato à reeleição caso sua popularidade melhore até maio – a meta é aumentar a popularidade de 5% para 15% e reduzir a rejeição de 70% para 60%. Caso ele não se candidate, pelo menos a sua imagem traria melhoras, mas pelo menos não seria deixado de lado pelos postulantes à corrida presidencial – o que está em vias no cenário atual. 

Aposta de risco

Contudo, essa é uma aposta de risco, afirma a Eurasia. Ao colocar a segurança no topo da agenda do governo, o que pode acontecer é acabar ajudando marginalmente o candidato Jair Bolsonaro, que tem uma plataforma direcionada para o discurso de “lei e ordem”, o que pode ganhar terreno especialmente se a intervenção não trouxer resultados evidentes.

“Mesmo que a intervenção dê uma sensação de alívio, a vantagem da popularidade de Temer será limitada, já que a corrupção permanece no topo das prioridades dos eleitores – e ele tem grandes passivos nessa frente – enquanto o desemprego permanecerá alto”, avalia a Eurasia. Ainda assim, apontam os consultores, com o governo a níveis mínimos de aprovação popular, Temer e seus aliados estão procurando por alta da popularidade.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.